Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939549
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VIEIRA, T. P.
LIMA, L. M. de
BENITES, V. de M.
MENEZES, J. F. S.
PAULA, A. A. R. de
CARVALHO, A. M. de
Additional Information: Thiago Pires Vieira, Universidade de Rio Verde - Fesurv; Luciana Maria de Lima, Universidade de Rio Verde; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; June Faria Scherrer Menezes, Universidade de Rio Verde; Antônio Augusto Rodrigues de Paula; Antonio Miguel de Carvalho, CNPS.
Title: Desenvolvimento inicial de plantas de soja supridas com diferentes doses de cama de aviário.
Publisher: IN:REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010. 1 CD-ROM. FERTBIO 2010.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Fertilizante orgânico
Cama de frango
Description: RESUMO: A cama de aviário quando manejada de forma adequada pode suprir, parcial ou totalmente, o uso de fertilizante químico na produção de grãos. Para avaliar a influência de diferentes doses de cama de aviário no desenvolvimento inicial de plantas de soja instalou-se um experimento em casa de Vegetação, na fazenda Fontes do Saber pertencente à Universidade de Rio Verde- FESURV. Goiás. Os tratamentos foram cinco doses de cama de aviário (0;12,5; 25; 37,5 e 50 g de cama de aviário/kg de solo) e dois condicionadores: cama tratada com cal (CT CaO) e cama tratada com sulfato de alumínio (CT Al2(SO4)3). Avaliou-se o número de plântulas emergidas, diariamente e aos 28 dias após a semeadura coletou-se a parte aérea e as raízes para determinação do peso da matéria seca. Não houve interação significativa entre condicionadores e doses de cama de aviário. Porém, o índice de velocidade de emergência (IVE), matéria seca da parte aérea e das raízes das plantas de soja foram influenciados significativamente com o aumento das doses de cama de aviário. O uso de condicionadores nas não influenciou de forma significativa o IVE e a matéria seca da parte aérea, porém, a matéria seca das raízes reduziu significativamente com CT Al2(SO4)3.
Data Created: 2012-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimentoinicialdeplantasdesojasupridascomdiferentesdosesdecamadeaviario.pdf64,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace