Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940346
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVEIRA, D. G.
SOUZA, F. V. D.
VIDAL, Á. M.
LEDO, C. A. da S.
SANTANA, J. R. F. de
Additional Information: DANIELA GARCIA SILVEIRA, UFRB; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF; ÁDILA MELO VIDAL, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; JOSÉ RANIERE FERREIRA DE SANTANA, UEFS.
Title: Efeito da sacarose e da aeração dos recipientes no enraizamento in vitro de Caroá.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Bromeliácea
Enraizamento in vitro
Cultura de tecidos.
Description: Caroá é uma bromeliácea com elevada importância no Semiárido do Nordeste Brasileiro, mas devido sua coleta de forma extrativista, encontra-se em condição de ameaçada em algumas regiões. O estabelecimento de protocolos eficientes para o enraizamento in vitro é de fundamental importância na melhoria da qualidade do sistema radicular e sobrevivência das plantas transplantadas em algumas espécies. Neste trabalho avaliou-se o efeito da sacarose e da aeração nos recipientes de cultivo no enraizamento in vitro de caroá. Inoculou-se plantas em tubos de ensaio contendo meio MS suplementado com sacarose (0, 15 e 30 g L-1) e vedados com filme de PVC e tampão de algodão. Maiores percentuais de plantas enraizadas in vitro foram provenientes do cultivo em tubos vedados com tampas de algodão. Nas variáveis número de folhas, comprimento da parte aérea e número de raízes não houve diferença significativa entre as concentrações de 15 e 30 g L-1 de sacarose. O comprimento da maior raiz foi obtido com a concentração mais elevada de sacarose. Além disso, os melhores resultados para essas variáveis foram obtidos em tubos vedados com tampão de algodão. Assim, a suplementação de 15 g L-1 de sacarose no meio MS vedados com tampão de algodão promove melhor crescimento e desenvolvimento das plantas de caroá no enraizamento in vitro.
Thesagro: Arruda
Bromeliaceae
Caroá
Neoglaziovia Variegata.
Data Created: 2012-11-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFEITODASACAROSEEDAAERACAO336.pdf88,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace