Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940581
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, L. da C.
PESSOA, S. P. M.
NEVES, R. J.
NEVES, S. M. A. da S.
SILVA, J. dos S. V. da
KREITLOW, J. P.
Additional Information: LUCIENE DA COSTA RODRIGUES, Unemat; SEYLA POLIANA MIRANDA PESSOA, Unemat; RONALDO JOSÉ NEVES, Unemat; SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES, Unemat; JOÃO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; JESÃ PEREIRA KREITLOW, Unemat.
Title: Análise multitemporal e índice de transformação antrópica da bacia do rio Queima-Pé - Tangará da Serra/MT, Brasil.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 4., 2012, Bonito, MS. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: p. 838-848.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2012.
Keywords: Ecologia da paisagem
Bacia do Alto Paraguai
Description: Resumo: Objetivou-se neste trabalho efetuar, através de imagem de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica, análise multitemporal do uso da terra e da cobertura vegetal da bacia do rio Queima-Pé e verificar o índice de transformação antrópica. Utilizou-se imagens dos anos de 1991, 2001 e 2011 do Satélite Landsat 5, sensor TM, que foram segmentadas por regiões e classificadas no SPRING e para a elaboração dos layouts dos mapas e para as quantificações utilizou-se o ArcGis, da Esri. Para verificar o grau de antropização da bacia foi calculado o Índice de Transformação Antrópica (ITA), método este desenvolvido por Lémechev (1982) que quantifica a antropização da área estudada. Os resultados apontam a intensificação da agricultura, principalmente do cultivo da cana-de-açúcar expandiu-se a cada data investigada, isso deve-se ao setor sucroalcooleiro, ou seja, na fabricação do álcool e do açúcar, em larga escala. O cultivo da soja e a pecuária apresentou decréscimo, principalmente nas datas de 1991 e 2001. Em relação à influência urbana houve um acréscimo, assim como nas classes de floresta e reflorestamento. As massas d?águas nos dois primeiros anos estudados mostraram um aumento substancial, mas não obteve avanço se comparando com o ano de 2011. Em relação ao ITA, a bacia em 2001 foi classificada como Degradada, e nos anos de 2001 e 2011 Muito Degradada, grau este que pode ser devido ao cultivo intenso da cana-de-açúcar e da pastagem. Os resultados apresentados reforçam a importância da realização de mapeamentos em diferentes anos referente a cobertura vegetal e uso da terra, o que possibilita o monitoramento do grau de transformação que o homem exerce sobre o ambiente, possibilitando a proposição de alternativas para solucionar os problemas gerados pelas alterações no ambiente .
Thesagro: Cobertura Vegetal
Sensoriamento Remoto
Uso da Terra
NAL Thesaurus: Remote sensing
Landscape ecology
Land use
Vegetation cover
Data Created: 2012-11-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p148.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace