Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941562
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, V. R. de
MARTINS, B. E. S.
SANTOS, C. A. F.
NASCIMENTO, C. E. de S.
DRUMOND, M. A.
ARAUJO, F. P. de
NASCIMENTO, T.
DIAS, R. de C. S.
Additional Information: VISELDO RIBEIRO DE OLIVEIRA, CPATSA; BRUNA EMANUELLE SOUZA MARTINS; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; CLOVIS EDUARDO DE SOUZA NASCIMENTO, CPATSA; MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; TARCIZIO NASCIMENTO, CPATSA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA.
Title: Diversidade em acessos de umbuzeiro, com base na morfologia e nas correlações entre caracteres foliares.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Acesso
BGU
Natural resource.
Description: Foram realizadas caracterizações morfológicas em 72 acessos (clone) pertencentes ao banco de germoplasma de umbuzeiro da Embrapa Semiárido. Foram utilizadas folhas dos acessos para a avaliação dos seguintes caracteres: comprimento da folha (Cf/cm), largura da folha (Lf/cm), comprimento do pecíolo (Cp/cm), comprimento do folíolo terminal (Cft/cm), largura do foliolo terminal (Lft/cm), comprimento do peciololo terminal (Cpt/cm), razão-r1 (comprimento folíolo + peciololo/largura do folíolo terminal/cm), razão-r2 (comprimento folíolo/largura do folíolo terminal/cm), área foliar (Af/cm 22) e número de folíolos (Nf). Foram realizadas análises de correlações simples e outras análises complementares de estatística descritiva e de componentes principais. Nas análises de correlações, foram observados valores positivos e significativos, para a maioria dos caracteres de folhas com exceção, de Nf, que apresentou correlação não significativa com os demais caracteres. Observaram-se percentuais intermediários de coeficientes de variação, com exceção do obtido para a Af, que foi muito elevado (51,6%), o que pode estar relacionado à presença de alguns acessos que apresentam folhas com padrões morfométricos superiores em relação à maioria. Os dois primeiros componentes principais relacionados a Cf e Lf, explicaram 77% da variabilidade existente entre os acessos e ser podem na discriminação dos acessos em geral.
Thesagro: Umbu
Recurso natural
Caatinga
Spondias Tuberosa.
Data Created: 2012-12-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viseldo.pdf109,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace