Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941894
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SCHULTZ, B.
PEREIRA, G.
MATAVELI, G. A. V.
BERTANI, G.
SILVA JUNIOR, C. A. da
AUER, C. G.
Additional Information: Bruno Schultz, Doutorando em Sensoriamento Remoto, INPE; Gabriel Pereira, Doutorando em Sensoriamento Remoto, INPE; Guilherme Augusto Verola Mataveli, Mestrando em Sensoriamento Remoto, INPE; Gabriel Bertani, Mestrando em Sensoriamento Remoto, INPE; Carlos Antônio da Silva Junior, Mestrando em Sensoriamento Remoto, INPE; CELSO GARCIA AUER, CNPF.
Title: Zoneamento climático da mancha foliar causada por Cylindrocladium candelabrum em plantios jovens de Eucalyptus benthamii nos estados do sul do Brasil.
Publisher: In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, 6., 2012, Aracaju. Geotecnologias: socialização e sustentabilidade. Aracaju: UFS, 2012.
Language: pt_BR
Notes: Geonordeste. Disponível online.
Keywords: Cylindrocladium candelabrum
Geotecnologia
Doença foliar
Ocorrência.
Description: Eucalyptus benthamii é uma das espécies florestais plantadas na região Sul do Brasil devido à sua resistência à geada. Uma das doenças importantes de campo é a mancha foliar causada por Cylindrocladium candelabrum. Plantios florestais jovens de E. benthamii localizados em Rio Negrinho ? SC, sofreram alta desfolha no período que compreendeu os meses do verão. Este período quente e úmido favoreceu a incidência e severidade da mancha sobre árvores recém transplantas ao campo e árvores com os ramos muito próximos ao solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar qual a melhor época de plantio de E. benthamii para diminuição da infecção de C. candelabrum sobre as árvores jovens. Foram utilizados dados de precipitação do TRMM de 2001 a 2010 e foi utilizado o modelo RegCM4 para obtenção das grades de temperatura e umidade. Os dados foram cruzados no programa SPRING 5.2, e geraram mapas de risco de mancha de C. candelabrum no verão, primavera, outono e inverno. Os resultados mostram que em grande parte dos municípios do Paraná, a incidência da mancha pode diminuir, se o plantio de mudas de E. benthamii for realizada no início do outono. Acho que deve retirar, ver comentário da conclusão. A geotecnologia mostrou que a mancha de c. candelabrum pode ser controlada de acordo com fatores ambientais relacionados a sua severidade e incidência.
Thesagro: Mancha Foliar.
NAL Thesaurus: Eucalyptus benthamii.
Data Created: 2012-12-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012CelsoASRGSRZoneamento.pdf949,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace