Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941913
Título: Adição de Si em um latossolo amarelo distrocoeso: alterações nos atributos químicos.
Autoria: ACCIOLY, A. M. de A.
CONCEIÇÃO, E. G. J. da
ALCOFORADO, P. A. U. G.
RODRIGUEZ, M. A. D.
Afiliação: ADRIANA MARIA DE AGUIAR ACCIOLY, CNPMF; EMÍLIA GABRIELA JESUS DA CONCEIÇÃO, Fundação Odebrecht; PAULA ANGELA UMBELINO GUEDES ALCOFORADO, UFRB; MIGUEL ANGEL DITA RODRIGUEZ, CNPMF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO MICROBILOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 09.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Macéio. Fertbio 2012: "A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola" : [anais...]. Maceió: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, 2012. 1 CR-ROM.
Conteúdo: As alterações decorrentes da adição de silício ao solo tem sido estudadas sob vários aspectos químicos. Os silicatos possuem efeito corretivo, isto é, têm a capacidade de neutralizar a acidez do solo e produzir o ácido monossilícico, que é a principal forma de Si absorvida pelas plantas. Com a sua aplicação no solo, o pH aumenta, os teores de Al+3 diminuem, a saturação por bases aumenta e a saturação por Al diminui. Isto acontece porque os silicatos promovem a reação dos ânions SiO3-2 com os prótons de H+ na solução do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações químicas de um Latossolo Amarelo Distrocoeso em função da adição de silício. Como fonte de Si foi utilizado o Agrosilício® (Recmix do Brasil S.A.). Amostras de solo foram coletadas na camada de 0-50 cm de profundidade, secas ao ar e tamisadas em peneira de 4mm de abertura. Foram tomadas subamostras e passadas em peneira de 2mm de abertura de malha, constituindo a terra fina seca ao ar para caracterização química, em seguida amostras de 3 Kg de solo foram incubadas com as doses de Si (0, 250, 500, 750 e 1000 mg dm-3 ) por um período de 15 dias. Após o período de incubação, foi feita a homogeneização do solo presente em cada vaso, e foram coletadas amostras simples, que foram submetidas à análise química. A adição de doses crescentes de Si no solo promoveu alterações nos atributos químicos, aumentando o pH do solo, disponibilizado nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e silício.
Palavras-chave: Adubação silicatada
Atributo químico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdicaodeSiemumLatossoloAmareloDistrocoesoAlteracoesnosatributos.pdf124,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace