Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941941
Título: Eficiência absorção, transporte e utilização de macronutrientes em mudas de bananeira tipo Prata.
Autoria: SOUZA, B. P. de
SILVA, E. de B.
ALMEIDA, M. de O.
JUNKER, L. C.
CARVALHO, F. P. de
DONATO, S. L. R.
AMORIM, E. P.
NARDIS, B. O.
Afiliação: BRUNA PEREIRA DE SOUZA, CNPq; ENILSON DE BARROS SILVA, UFVJM; MIRIELLE DE OLIVEIRA ALMEIDA, UFVJM; LARIANE CHAVES JUNKER, UFVJM; FELIPE PAOLLINELI DE CARVALHO, UFV; SÉRGIO LUIZ RODRIGUES DONATO, IF Baiano; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF; BÁRBARA OLINDA NARDIS, UFVJM.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO MICROBILOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 09.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Macéio. Fertbio 2012: "A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola" : [anais...]. Maceió: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, 2012. 1 CR-ROM.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar as eficiências nutricionais de mudas de bananeira tipo Prata submetidas à omissão de macronutrientes em solução nutritiva. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Campus JK da UFVJM, no delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições com uma planta por vaso em solução nutritiva. Os tratamentos foram: Completo (macro e micronutrientes) e a omissão de um nutriente por vez (-N, -P, -K, -Ca, -Mg , -S) em solução nutritiva e dois genótipos (Prata-Ana e seu híbrido PA42-44). A adubação no tratamento completo consistiu de: 210,1 mg de N, 31 mg de P, 234,6 mg de K, 200,4 mg de Ca, 48,6 mg de Mg, 64,2 mg de S, 500 μg de B, 20 μg de Cu, 648 μg de Cl, 5.022 μg de Fe, 502 μg de Mn, 11 μg de Mo e 50 μg de Zn por litro. O período experimental foi de 100 dias e foram avaliadas as seguintes características: peso de massa seca da parte aérea (folha, pseudocaule e rizoma) (MSPA), raízes (MSR), total (MSTO) e teor dos macronutrientes segundo metodologia de Malavolta et al. (1997). genótipo PA42-44 apresenta maior eficiência na absorção de N, P, K, Ca, Mg e S, quando cultivadas em solução completa. O mesmo não ocorreu com a omissão de cada macronutriente, a cultivar Prata Anã apresenta maior eficiência de absorção de N, P e Ca e seu híbrido de K, Mg e S. Os genótipos apresentaram a mesma eficiência de transporte, exceto para o Mg, onde a maior eficiência é no genótipo PA42-44. A omissão de P, K, Ca, Mg e S na nutrição de plantas dos genótipos de banana resulta em maior eficiência de utilização, comparado com as plantas nutridas adequadamente.
Thesagro: Banana Prata
Palavras-chave: Eficiências nutricional
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eficienciaabsorcaotransporteeutilizacaodemacronutrientesemmudasde.pdf149,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace