Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942054
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2012
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ASSIS, G. M. L. de
MENEZES, A. P. M.
AZEVEDO, J. M. A. de
AZEVEDO, H. A. F. da S.
MATAVELI, M.
MENDONÇA, M. S. de
Additional Information: GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CPAF-AC; ANA PAULA MORAIS MENEZES, UFAC; JOSÉ MARLO ARAÚJO DE AZEVEDO, UFAC; HELLEN SANDRA FREIRES DA SILVA AZEVEDO, Bolsista da Embrapa Acre; MARCELA MATAVELI, CPAF-AC; MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA, UNINORTE.
Title: Divergência genêtica entre genótipos de amendoim forrageiro em relação a cacteres agronômicos e bromatológicos avaliados na época seca.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012. 3 p. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Divergência genética
Amendoim forrageiro
Arachis repens.
Description: Este trabalho teve como objetivo estudar a divergência genética entre genótipos de amendoim forrageiro em relação a características agronômicas e bromatológicas avaliadas no período seco. O estudo foi realizado a partir de genótipos do Banco Ativo de Germoplasma de Amendoim Forrageiro na Embrapa Acre. Foram utilizados 18 genótipos de amendoim forrageiro, sendo 12 da espécie A. pintoi, quatro da espécie A. repens e dois híbridos interespecíficos de A. pintoi x A. repens. Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com cinco repetições. A análise de variância foi realizada para todas as características e, posteriormente, o estudo da divergência genética foi obtido pelo método de otimização de Tocher. A medida de dissimilaridade utilizada nas análises de agrupamento foi a distância generalizada de Mahalanobis. Verificou-se que não houve um padrão no agrupamento com base nas espécies utilizadas. Concluiu-se que: (i) existe variabilidade genética para todas as características, exceto para praga; (ii) no estudo de divergência genética do amendoim forrageiro, as características que apresentam maior contribuição relativa foram proteína bruta e altura média; (iii) os agrupamentos estabelecidos podem auxiliar o melhorista na escolha dos genitores e cruzamentos a serem realizados nos programas de melhoramento genético do amendoim forrageiro.
NAL Thesaurus: Arachis pintoi.
Year: 2012-12-11
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24530.pdf622,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace