Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, H. C. R.
dc.contributor.authorALVARENGA, C. D.
dc.contributor.authorGIUSTOLIN, T. A.
dc.contributor.authorBOMFIM, R. da S. B. G.
dc.contributor.authorSOUZA, M. D. C.
dc.contributor.authorSARMENTO, H. G. S.
dc.contributor.authorBARBOSA, M. G.
dc.date.accessioned2018-02-27T00:39:57Z-
dc.date.available2018-02-27T00:39:57Z-
dc.date.created2012-12-11
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Plantas Medicinais, v.14, n.esp., p. 183-187, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942097-
dc.descriptionAvaliou-se o crescimento, a produção e o teor do óleo essencial de dois cortes de capim citronela em cultivo consorciado com algodoeiro colorido no semiárido. Para isso foram utilizados dois sistemas de consórcios (tratamentos): algodão colorido consorciado com capim citronela 3x1 e algodão colorido consorciado com capim citronela 1x1. A variedade de algodão colorido utilizada foi a BRS Rubi e as mudas de capim citronela foram produzidas no Horto de Plantas Medicinais da Unimontes. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com dois tratamentos e 16 repetições. O experimento foi mantido em regime de sequeiro e foi avaliado a altura das plantas de capim citronela. Foram realizadas duas colheitas das folhas de capim citronela, sendo a primeira no momento da colheita da fibra do algodão e a segunda na rebrota do capim, seis meses após. Todas as plantas da parcela foram colhidas e as folhas frescas foram pesadas, no campo, com o auxílio de balança digital. Amostras das folhas colhidas foram retiradas e levadas para secagem em estufa com circulação forçada de ar a 35ºC até atingirem massa constante. Foi verificada a massa seca e posteriormente realizada a extração do óleo essencial pelo método de hidrodestilação em aparelho modificado de Clevenger. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Skott-Knott (p<0,05). A altura das plantas não diferiu entre os tratamentos nas colheitas. Para a produção de massa fresca e seca houve diferença entre os tratamentos apenas na segunda colheita. Neste caso, as plantas cultivadas em consórcio 1x1 produziram mais do que as do consórcio 3x1. O teor de óleo essencial de capim citronela não variou entre os dois sistemas de consórcio, tanto no primeiro como no segundo corte.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolicultivo
dc.subjectAlgodão colorido
dc.subjectCapim citronela
dc.titleCrescimento, produção de fitomassa e teor de óleo essencial de folhas de capim citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle) em cultivo consorciado com algodoeiro colorido no semiárido mineiro.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-02-27T00:39:57Zpt_BR
dc.subject.thesagroÓleo Essencialpt_BR
dc.subject.thesagroRebrotapt_BR
dc.format.extent25p.
riaa.ainfo.id942097
riaa.ainfo.lastupdate2018-02-26
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; RENATA DA SILVA BRANT GOMES BOMFIM, CPACP; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPACP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RevistaBrasileiraPlantasMedicinaisRenata.pdf424,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace