Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942097
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorROCHA, H. C. R.
dc.contributor.authorALVARENGA, C. D.
dc.contributor.authorGIUSTOLIN, T. A.
dc.contributor.authorBOMFIM, R. da S. B. G.
dc.contributor.authorSOUZA, M. D. C.
dc.contributor.authorSARMENTO, H. G. S.
dc.contributor.authorBARBOSA, M. G.
dc.date.accessioned2018-02-27T00:39:57Z-
dc.date.available2018-02-27T00:39:57Z-
dc.date.created2012-12-11
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Plantas Medicinais, v.14, n.esp., p. 183-187, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942097-
dc.descriptionAvaliou-se o crescimento, a produção e o teor do óleo essencial de dois cortes de capim citronela em cultivo consorciado com algodoeiro colorido no semiárido. Para isso foram utilizados dois sistemas de consórcios (tratamentos): algodão colorido consorciado com capim citronela 3x1 e algodão colorido consorciado com capim citronela 1x1. A variedade de algodão colorido utilizada foi a BRS Rubi e as mudas de capim citronela foram produzidas no Horto de Plantas Medicinais da Unimontes. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com dois tratamentos e 16 repetições. O experimento foi mantido em regime de sequeiro e foi avaliado a altura das plantas de capim citronela. Foram realizadas duas colheitas das folhas de capim citronela, sendo a primeira no momento da colheita da fibra do algodão e a segunda na rebrota do capim, seis meses após. Todas as plantas da parcela foram colhidas e as folhas frescas foram pesadas, no campo, com o auxílio de balança digital. Amostras das folhas colhidas foram retiradas e levadas para secagem em estufa com circulação forçada de ar a 35ºC até atingirem massa constante. Foi verificada a massa seca e posteriormente realizada a extração do óleo essencial pelo método de hidrodestilação em aparelho modificado de Clevenger. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Skott-Knott (p<0,05). A altura das plantas não diferiu entre os tratamentos nas colheitas. Para a produção de massa fresca e seca houve diferença entre os tratamentos apenas na segunda colheita. Neste caso, as plantas cultivadas em consórcio 1x1 produziram mais do que as do consórcio 3x1. O teor de óleo essencial de capim citronela não variou entre os dois sistemas de consórcio, tanto no primeiro como no segundo corte.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolicultivo
dc.subjectAlgodão colorido
dc.subjectCapim citronela
dc.titleCrescimento, produção de fitomassa e teor de óleo essencial de folhas de capim citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle) em cultivo consorciado com algodoeiro colorido no semiárido mineiro.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-02-27T00:39:57Zpt_BR
dc.subject.thesagroÓleo Essencialpt_BR
dc.subject.thesagroRebrotapt_BR
dc.format.extent25p.
riaa.ainfo.id942097
riaa.ainfo.lastupdate2018-02-26
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; RENATA DA SILVA BRANT GOMES BOMFIM, CPACP; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPACP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RevistaBrasileiraPlantasMedicinaisRenata.pdf424,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace