Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCUNHA, F. F. DA
dc.contributor.authorRAMOS, M. M.
dc.contributor.authorALENCAR, C. A. B. DE
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. A. DE
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorCECON, P. R.
dc.contributor.authorARAÚJO, R. A. S.
dc.date.accessioned2024-02-09T18:32:25Z-
dc.date.available2024-02-09T18:32:25Z-
dc.date.created2012-12-12
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIDESIA, v. 30, n. 1, p. 75-82, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942218-
dc.descriptionExperimentos já foram conduzidos no Leste do Estado de Minas Gerais visando à avaliação de gramíneas forrageiras onde destacou-se a Brachiaria brizantha cv. Xaraés. Diante disso, decidiu-se intensificar a pesquisa conduzindo-se um experimento em esquema de parcelas sub-subdivididas, tendo nas parcelas um esquema fatorial 2 x 2 (épocas climáticas e manejos de adubação), nas subparcelas quatro períodos de descanso e nas sub-subparcelas seis níveis de adubação, no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. As épocas climáticas foram outono/inverno e primavera/verão. Os períodos de descanso foram de 21, 28, 35 e 42 dias. Os manejos de adubação foram convencional e fertirrigação. Para diferenciar as doses de adubação no tratamento fertirrigado, utilizou-se a aspersão em linha. As doses de adubação tiveram uma relação entre nitrogênio e potássio de 1 N: 0,8 K2O e foram de 0, 15, 39, 64, 83 e 100% da referência (700 e 560 kg de N e K2O). A produtividade de matéria seca foi obtida por meio do material seco em estufa ventilada a 60 °C, por 72 h. Verificou-se, em geral, que a estação seca apresentou menor produtividade de MS; porém, em média, a produtividade obtida na estação outono/inverno foi de 75% daquela obtida na estação primavera/verão. Os manejos de adubação não influenciaram os valores de produtividade de MS, porém o aumento da dose de adubação proporcionou efeito linear positivo no capim-xaraés fertirrigado na estação outono/inverno e quadrático nos demais tratamentos. Os períodos de descanso proporcionaram efeito quadrático apenas no tratamento fertirrigado e estação outono/inverno.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAspersão em linha
dc.titleProdutividade da Brachiaria brizantha cv. xaraes em diferentes manejos e doses de adubação, períodos de descanso e épocas do ano.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroFertirrigação
dc.subject.thesagroMatéria Seca
riaa.ainfo.id942218
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-09
dc.contributor.institutionFERNANDO FRANÇA DA CUNHA, UFV; MARCIO MOTA RAMOS, UFV; CARLOS AUGUSTO BRASILEIRO DE ALENCAR, UFV; RUBENS ALVES DE OLIVEIRA, UFV; ANTONIO CARLOS COSER, APOSENTADO EMBRAPA; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; PAULO ROBERTO CECON, UFV; RODRIGO ANTONIO SILVA ARAÚJO, UFV.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Produtividade-da-Brachiaria-brizantha-xaraes-em-diferentes-manejos.pdf351,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace