Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942381
Título: Curva de retenção de água de um Latossolo sob estados de compactação.
Autoria: MORAES, M. T. de
DEBIASI, H.
FRANCHINI, J. C.
SILVA, V. R. da
CARLESSO, R.
LUZ, F. B. da
Afiliação: MOACIR TUZZIN DE MORAES, UFSM; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; VANDERLEI RODRIGUES DA SILVA, UFSM; REIMAR CARLESSO, UFSM; FELIPE BONINI DA LUZ, UFSM - Bolsista PET.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 19., 2012, Lages. Conservação do solo e da água no Brasil: preceitos e ações no ensino, na pesquisa e na extensão: [anais]. [S.l.]: SBCS, 2012.
Conteúdo: A qualidade física do solo tem sido avaliada por diversos parâmetros, dentre estes a densidade do solo, porosidade total e a curva de retenção de água característica do solo (CRA). Objetivou-se avaliar as alterações nas propriedades físicas da CRA de um Latossolo Vermelho submetido a diferentes estados de compactação. Para isso, um experimento foi instalado sobre um Latossolo Vermelho Distroférrico, composto por seis níveis de compactação do solo, obtidos por meio da escarificação do solo e da compactação adicional pelo tráfego de uma colhedora autopropelida de grãos (4, 8, 10 e 20 passadas), além de uma testemunha que foi mantida sob sistema plantio direto sem escarificação e sem compactação adicional. Os pontos da CRA foram ajustados utilizando-se o modelo matemático proposto por van Genuchten (1980). Quatro passadas de uma colhedora com 10,28 Mg causou elevação do nível de compactação do solo acima de níveis considerados como críticos. A CRA foi sensível para identificar alterações na qualidade física do solo em estudo.
Thesagro: Compactação do solo
NAL Thesaurus: Soil compaction
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab7714831.pdf308,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace