Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942450
Título: Mortalidade do percevejo predador Podisus nigrispinus (Hemiptera, Pentatomidae) submetido a aplicações tópicas de fungicidas utilizados na cultura da soja.
Autoria: SANTOS, A. A.
OLIVEIRA, M. C. N. de
SOSA-GOMEZ, D. R.
Afiliação: ANTONIO A. SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR; MARIA CRISTINA NEVES DE OLIVEIRA, CNPSO; DANIEL RICARDO SOSA GOMEZ, CNPSO.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 24., 2012, Curitiba. SEB-40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira: anais. [Curitiba]: SEB, 2012. Disponível em: <http://www.cbe2012.com.br/_apps/anais_web/trabalhos_selecionar.php>.
Conteúdo: Considerando a frequente utilização de fungicidas na cultura da soja para o controle da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) e a falta de informação sobre o impacto desses agroquímicos nos insetos predadores, estudou-se a influência de fungicidas utilizados na cultura da soja sobre a mortalidade do percevejo predador Podisus nigrispinus. O efeito de quatro fungicidas sobre percevejos adultos foi verificado por aplicação tópica de 2µl de cada produto diluído, nas doses recomendadas pelo fabricante em oncentrações equivalentes a um volume de aplicação de 200L de calda. ha -1 ,assim como concentrações 10 vezes superiores à recomendada. A aplicação foi realizada com microaplicador (Burkard Manufacturing Co. Ltd. Rickmansworth, Hertfordshire, England) em 20 insetos por tratamento em 3 repetições mais uma testemunha, posteriormente os insetos foram confinados em frascos de vidro tapados com filó. Lagartas da espécie Anticarsia gemmatalis serviam de alimento. Os insetos foram mantidos em BOD sob 25±1,5C° UR 70±5% e 12h de fotofase. Foram realizadas observações diárias durante 7 dias avaliando a mortalidade dos insetos. Os dados foram analisados pelo método de análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey (P= 0,05). As aplicações com a dose recomendada do produto trifloxystrobina+ciproconazol (Sphere ® ) ocasionaram mortalidades médias de 48±1,6 e 50±2,8%, otetraconazol (Eminent 125EW®) provocou mortalidades de 45±5,7 e 71,5±6,6 %, nas doses recomendadas e 10 vezes maiores que a recomendada, respectivamente. Na testemunha observou-se uma mortalidade de 28±3,3% em média, mostrando diferença estatística em relação a esses produtos. Nos testes com os produtos metconazol (Caramba ®) e flutriafol+tiofanato-metílico (Celeiro®) observaram-se mortalidades de 41,5±3,3 e 30±2,8 % para a dose recomendada, e mortalidades de 35±2,8 e 40±2,8% nas doses 10 vezes maiores, respectivamente. Entretanto esses tratamentos não diferiram estatisticamente da testemunha.
Palavras-chave: Fungicidas
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho17.pdf8,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace