Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943755
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SIQUEIRA, K. M. M. de
KIILL, L. H. P.
MARTINS, C. F.
SILVA, L. T.
Additional Information: KÁTIA MARIA MEDEIROS DE SIQUEIRA, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Campus III; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA; CELSO FEITOSA MARTINS, UFPB; LAIANE TORRES SILVA, Universidade Federal Rural do Semiárido.
Title: Ecologia da polinização de Psidium guajava L. ( Myrtaceae): riqueza, frequência e horário de atividades de visitantes florais em um sistema agrícola.
Publisher: Magistra, Cruz das Almas, v. 24, p. 150-157, dez. 2012.
Language: pt_BR
Notes: Número especial.
Keywords: Biologia floral
Natural resource.
Description: O comportamento de forrageio dos visitantes florais e a contribuição da polinização por abelhas para o sucesso da cultura foram estudados em Psidium guajava L. Os experimentos foram realizados com a cultivar Paluma, em Petrolina-PE, durante os anos de 2005 e 2006. Foi verificado que pode ocorrer autopolinização espontânea (62,1%), porém obteve-se um maior percentual (74,5%) de frutificação com a polinização natural. Não houve polinização pelo vento. A queda de frutos ocorreu até os 120 dias, com as maiores taxas (24 a 45%) registradas aos 60 dias, após a polinização. Não houve diferença significativa entre peso, diâmetro e comprimento dos frutos, espessura da polpa e concentração de açúcares, em relação aos tipos de polinização realizados. Registrou-se uma correlação positiva entre o peso dos frutos e número de sementes (r= 0.53, p= 0,05, n= 54). Foram identificados visitando as flores da goiabeira 11 espécies de abelhas pertencentes a 9 gêneros. O pico de visitação destas abelhas ocorreu entre 5h30 e 6h30. As abelhas Centris aenea e as do gênero Xylocopa, devido ao seu comportamento de pouso e coleta de pólen, foram consideradas como polinizadores efetivas da cultura. Entretanto, devido à disponibilidade de colônias populosas e a abundância de Apis mellifera nas flores, estas podem ser consideradas potenciais polinizadores da cultura na região.
Thesagro: Goiaba
Polinização
Caatinga
Abelha
Recurso natural
Apis Mellifera
Entomofilia.
Data Created: 2013-01-02
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kiill2012.pdf115,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace