Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943940
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2012
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, P. S. A.
CERQUEIRA, A. A.
RIGO, M. M.
SOARES, C. A.
MARQUES, M. R. C.
PEREZ, D. V.
Additional Information: UERJ; UERJ; UERJ; UERJ; UERJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.
Title: Reuso de águas de produção de plataformas "onshore" tratadas por eletrofloculação na germinação de sementes de girassol.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA AGRICULTURA, 2012, Botucatu. Resumo... São Paulo: Faculdade de Ciências Agronômicas, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Eletrofloculação
Água produzida
Demanda química de oxigênio.
Description: A utilização de efluentes industriais na agricultura ainda não foi suficientemente estudada, especialmente sobre as propriedades físicas e químicas do solo, absorção de nutrientes pelas plantas ou sua toxidez. Sabe-se que a região do semi-árido nordestino sofre com a escassez de água. Em contrapartida, nessa mesma área ocorre a maior parte da produção de petróleo em campos terrestres do Brasil. No processo de extração de petróleo grande quantidade de água é co-produzida, sendo a atual relação de aproximadamente de 390 m3 dia-1 de óleo para 7.500 m3 dia-1 de água produzida. O girassol pode ser cultivado em qualquer região do país, desde que se respeitem às condições mínimas exigidas pela cultura. Além disso, apresenta boa tolerância à seca e ao calor podendo tornar-se uma importante alternativa para o semi-árido brasileiro. Utilizando a técnica de eletrofloculação em corrente alternada, observou-se sua eficiência na remoção de contaminantes da água de produção de petróleo (óleos e graxas, fenóis, amônia, sulfetos, entre outros). O presente trabalho objetivou verificar os efeitos da aplicação de efluentes de água produzida tratados por eletrofloculação em corrente alternada com diferentes concentrações de DQO (Demanda Química da Oxigênio) no potencial germinativo de sementes do girassol (Helianthus annuus L.). O experimento foi realizado em condições de laboratório com sementes da variedade Embrapa BRS-324, com as seguintes concentrações: 145, 116, 87, 58 e 29 mg L-1. Foram utilizadas quatro sub-amostras de cinqüenta sementes, para cada concentração. Todos os tratamentos apresentaram porcentagens de germinação maiores que 75%. O maior percentual de plântulas normais foi obtido na concentração de 87 mg L-1 e o melhor IVG em 145 mg L-1. Os resultados indicam que o reuso de águas residuárias da indústria de petróleo através da eletrofloculação em corrente alternada pode se constituir em uma importante alternativa de tratamento para o cultivo do girassol no semi-árido nordestino.
Thesagro: Girassol.
Year: 2013-01-03
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REUSODEAGUASDEPRODUCAODEPLATAFORMASONSHORETRATADAS.pdf208,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace