Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944159
Título: Teor natural de selênio em solos do estado de Minas Gerais.
Autoria: SILVA, J. da
BRUSTOLINE, C. R.
FERREIRA, V. de P.
SANTOS JUNIOR, L. dos
MELLO, J. W. V. de
MICHEREFF FILHO, M.
Afiliação: JUSCIMAR DA SILVA, CNPH; CECÍLIA ROSADO BRUSTOLINE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, Estudante de graduação.; VANESSA DE PAULA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, Estudante de graduação.; LUIZ DOS SANTOS JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, Eng. Ambiental, Mestrando em Solos e Nutrição; JAIME WILSON VARGAS DE MELLO., UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, Depto. de Solos. Professor associado.; MIGUEL MICHEREFF FILHO, CNPH.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012. FERTBIO 2012.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A geoquímica do selênio tem recebido grande atenção recentemente por causa da sua relevância socioambiental. O objetivo deste trabalho foi determinar os teores naturais de Se em solos do estado de Minas Gerais. As amostras de solos foram submetidas a solubilização ácida parcial utilizando método USEPA 3051a. O Se foi dosado por HG-ICP/OES e os resultados obtidos foram comparados entre as diferentes classes de solos mais representativas do Estado, a litologia e dados publicados na literatura. Cerca de 20% dos solos mineiros apresentaram teor de Se inferiores ao limite de quantificação praticável (LQP = 0,05 mg kg-1). Os teores de Se nos solos variaram de <0,05 a 2,14 mg kg-1. A média dos teores de Se dos solos mais intemperizados foram superiores aos demais. Já para o grupo de solos desenvolvidos a partir de rochas vulcânicas o valor médio de Se foi notadamente inferior. Apesar da variação observada, os teores de Se estão de acordo com os dados reportados na literatura. Os teores de Se apresentaram correlação altamente significativa com os teores de óxido de alumínio, argila e fósforo remanescente. Os valores do percentil 75 e 90 utilizados para estabelecer valor de referencia de qualidade (VRQ) para solos variaram em função da classe de solos e, principalmente, do material de origem.
Thesagro: Quimica do solo
Solo
Contaminação
Palavras-chave: Elemento-traço
Valor de referencia de qualidade
Geomedicina
Notas: Resumo expandido.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000000553FERTBIOJuscimar.pdf214,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace