Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944241
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TEODORO, A. V.
MARTINS, C. R.
CARVALHO, H. W. L. de
SOARES FILHO, W. dos S.
Additional Information: ADENIR VIEIRA TEODORO, CPATC; CARLOS ROBERTO MARTINS, CPATC; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF.
Title: Porta-enxertos afetam a susceptibilidade de laranjeira Pêra ao Ácaro-da-Falsa-Ferrugem Phyllocoptruta oleivora (Acari: Eryiophidae).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: SBF, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Ácaro-da-Falsa-Ferrugem.
Description: A citricultura é uma das atividades agrícolas mais importantes do Estado de Sergipe, principalmente na Região Centro-Sul, a qual engloba 14 municípios (IBGE, 2009). A Embrapa Tabuleiros Costeiros, em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro está pesquisando novas cultivares copa e porta-enxertos de citros para o estado de Sergipe, no entanto, não existem estudos sobre sua susceptibilidade a pragas. Diferentes genótipos de plantas respondem de forma específica ao ataque de pragas. Alguns genótipos podem ser menos preferidos por pragas para a alimentação, oviposição ou abrigo (antixenose), ou podem interferir negativamente na biologia da praga (antibiose) (GALLO et al., 2002; ORIANI et al., 2011). É possível, ainda, que um genótipo apresente uma combinação de antixenose e antibiose. A determinação do grau de resistência é relativa e sempre baseada na comparação entre genótipos.
Thesagro: Laranja Pêra.
Data Created: 2013-01-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PORTAENXERTOSAFETAM4YSX.pdf721,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace