Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944661
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SENA, E. M. N. de
ARAÚJO, C. de L.
AQUINO, D. A. L. de
LIRA, I. C. de S. A.
PASSOS, L. R. G.
SILVA, M. L. da
FERREIRA, M. A. J. F.
Additional Information: ELIZA MAIARA NOGUEIRA DE SENA; CAROENE DE LIMA ARAÚJO; DEISY AIANE LIMA DE AQUINO; IRLANE CRISTINE DE SOUZA ANDRADE LIRA; LEILA REGINA GOMES PASSOS; MARIA LUCIENE DA SILVA; MARIA ALDETE JUSTINIANO F FERREIRA, CPATSA.
Title: Registro da agrobiodiversidade em Comunidades Rurais do Semiárido Brasileiro.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Pages: p. 97-102.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Language: pt_BR
Keywords: Agricultor familiar
Agrobiodiversidade
Variedade local
Recursos natural
Natural reosurce.
Description: Este trabalho teve como objetivo realizar o registro comunitário da agrobiodiversidade nas comunidades Caiçara (Petrolina, PE), Tanque Novo (Casa Nova, BA) e Vereda do Mari (Sento Sé, BA). Foi aplicado um questionário em busca de informações sobre as variedades locais (VLs). A comunidade mais pobre em agrobiodiversidade é a Caiçara, onde são conservadas cinco VLs de batata-doce, uma de maxixe e uma de cabaça. Em Tanque Novo, foram registradas 80 VLs de abóbora, capim, feijão-de-corda, mandioca, melancia comum e forrageira, leucena, palma forrageira e milho. A comunidade Vereda do Mari foi a mais rica em agrobiodiversidade, sendo conservadas 194 VLs de abóbora, melancia comum e forrageira, caxixe, melão, mandioca, algaroba, sorgo, feijão-de-corda, andu, palma, capim e gergelim. É recomendada a técnica participativa Kits de Diversidade para a comunidade Caiçara, a fim de ampliar a diversidade de cultivos. Para as comunidades Vereda do Mari e Tanque Novo, que possuem uma grande diversidade, recomenda-se a implantação de bancos comunitários de sementes e de canteiros de diversidade.
Thesagro: Caatinga
Conservação.
Data Created: 2013-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aldetefonseca.pdf51,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace