Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAMARAL, A. J. do
dc.contributor.authorSILVA, A. B. da
dc.contributor.authorACCIOLY, L. J. de O.
dc.contributor.authorARAUJO FILHO, J. C. de
dc.contributor.authorSANTOS, J. C. P. dos
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETO, M. B. de
dc.contributor.authorPARAHYBA, R. da B. V.
dc.contributor.authorGOMES, E. C.
dc.date.accessioned2024-04-24T17:53:58Z-
dc.date.available2024-04-24T17:53:58Z-
dc.date.created2013-01-16
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 19., 2012, Lages. Conservação do solo e da água no Brasil: preceitos e ações no ensino, na pesquisa e na extensão: anais. [S.l.]: SBCS, 2012. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945377-
dc.descriptionA ampliação da base de dados sobre solos é essencial para estabelecer o uso da terra em base conservacionista para produção de alimentos. Este trabalho teve como objetivo identificar e quantificar o potencial pedológico do Estado de Alagoas para o cultivo de milho, com uso de média tecnologia (Manejo B), a partir do levantamento de solos do Estado na escala 1:100.000. Foram realizadas interpretações e classificadas as aptidões pedológicas de cada uma das classes de solo componentes das unidades de mapeamento, considerando-se os parâmetros de relevo, profundidade efetiva, textura, fertilidade natural, drenagem, pedregosidade, rochosidade, salinidade, sodicidade e erosão. Com auxílio de um software foi obtido o potencial pedológico do Estado representado cartograficamente pelas classes: alto 1; alto 2; médio; baixo e muito baixo. Os solos predominantes são representados pela classe dos Argissolos (35%), Neossolos (26%), Planossolos (15,8%) e Latossolos (10,3%), representando 87,1 % da área total do Estado (27.797 km2). O potencial pedológico predominante foi o médio (56,8%), seguido pelos potenciais baixo (21%), muito baixo (19,5%) e alto 2 (0,6%). Os principais fatores pedológicos limitantes para produção de milho, no manejo B, estão relacionados com a baixa fertilidade natural, baixa profundidade efetiva e relevo acidentado o que confere maior risco de erosão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFatores limitantes
dc.subjectZoneamento agroecológico
dc.subjectAptidão pedológica
dc.titlePotencial pedológico do estado de Alagoas para a cultura do milho em manejo com média tecnologia - manejo B.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id945377
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; ELMO CLARCK GOMES, SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DE ALAGOAS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Potencial-pedologico-do-estado-de-Alagoas-2012.pdf174,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace