Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945450
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COSTA, L. B.
BETTIOL, W.
MORANDI, M. A. B.
RANGEL, D. E. N.
Additional Information: LÚCIO BERTOLDO COSTA, FCA-UNESP; WAGNER BETTIOL, CNPMA; MARCELO AUGUSTO BOECHAT MORANDI, CNPMA; DRÁUZIO EDUARDO NARETTO RANGEL, UNIVAP.
Title: Efeito da radiação UV-B sobre a capacidade antagônica de Clonostachys rosea a Botrytis cinerea em discos de folha de morango.
Publisher: In: WORKSHOP SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS, 2012, Jaguariúna. Anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: Mudanças climáticas
Gliocladium roseum
Ultravioleta-B
Clonostachys rosea f. rosea.
Description: Resumo:: As atividades antrópicas estão alterando a concentração de gases na atmosfera, o ozônio da troposfera é um dos afetados e consequentemente a incidência de raios ultravioleta B (UV-B) na superfície da Terra tem sido alterada. A sensibilidade à radiação UV-B é uma das limitações do uso de agentes de biocontrole a campo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da radiação UV-B em um isolado de Clonostachys rosea e quantificar a capacidade antagônica a Botrytis cinerea em discos de folhas de morango. Foram utilizadas quatro concentrações de conídios de C. rosea e quatro diferentes doses de radiação UV-B, sendo metade dos discos irradiados desafiados com conídios de B. cinerea. As concentrações de conídios de C. rosea acima de 105 conídios mL-1 apresentaram maior tolerância a radiação UV-B e apresentou nível de controle do patógeno superior a 75%, mesmo com a exposição à radiação. De acordo com os resultados, além de mostrar menor crescimento sob radiação UV-B, conídios de C. rosea apresentaram menor capacidade antagônica ao patógeno. Estudos adicionais são necessários para observar a tolerância de isolados de B. cinerea à radiação UV-B e assim, sugerir que um ambiente com radiação UV-B aumentada possa favorecer o patógeno.
Thesagro: Mofo cinzento
Doença de planta
Radiação solar
Raio ultravioleta
Botrytis cinerea
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Ultraviolet radiation
Climate change.
Data Created: 2013-01-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012AA034.pdf221,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace