Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945511
Título: Efeito do aumento da concentração de CO2 atmosférico sobre a incidência de Pyricularia grisea em sementes de arroz cultivado em estufas de topo aberto
Autoria: GÓRIA, M. M.
GHINI, R.
BETTIOL, W.
Afiliação: MARINA MELONI GÓRIA, FCA-UNESP; RAQUEL GHINI, CNPMA; WAGNER BETTIOL, CNPMA.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: WORKSHOP SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS, 2012, Jaguariúna. Anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Resumo: O trabalho avaliou o efeito do aumento do CO2 do ar sobre a incidência de Pyricularia grizea em sementes de arroz da variedade Shao Tiao Tsao. O experimento foi conduzido em estufas de topo aberto (OTC), com os tratamentos: cultivo em OTC sem injeção de CO2 (Est); OTC com injeção de CO2 aplicando-se de 100 a 300 ?mol/mol CO2 acima da concentração atmosférica atual (Est+CO2); e sem OTC e sem injeção de CO2 (Test). Avaliou-se a incidência do patógeno nas sementes por meio do teste do papel filtro com congelamento, peso de sementes por panícula e peso de 100 sementes por tratamento. A incidência de brusone nas sementes de arroz foi 11,3% e 8,3% para os tratamentos Est e Est+CO2, respectivamente, diferindo estatisticamente em relação à testemunha, com incidência de 0,8%. Os pesos de sementes por panícula e de 100 sementes foram negativamente correlacionados com a incidência da doença nas sementes.
Thesagro: Brusone
Dióxido de carbono
Palavras-chave: Mudanças climáticas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012AA038.pdf287,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace