Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946547
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ACCIOLY, A. M. de A.
CONCEIÇÃO, E. G. J. da
ALCOFORADO, P. A. U. G.
RODRIGUEZ, M. A. D.
Additional Information: ADRIANA MARIA DE AGUIAR ACCIOLY, CNPMF; EMÍLIA GABRIELA JESUS DA CONCEIÇÃO, Fundação Odebrecht; PAULA ANGELA UMBELINO GUEDES ALCOFORADO, UFRB; MIGUEL ANGEL DITA RODRIGUEZ, CNPMF.
Title: Distribuição de Silício em bananeiras inoculadas com Fusarium oxysporum f. sp. Cubense
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO MICROBILOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 09.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Macéio. Fertbio 2012: " a responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola" : [anais...]. Maceió: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, 2012. 1 CR-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Mal-do-Panamá
Adubação silicatada.
Description: O mal-do-Panamá, reconhecida como uma das doenças mais destrutivas da bananeira no mundo tem causado enormes prejuízos aos produtores de banana. Dentre as alternativas testadas para o controle de doenças de plantas, encontra-se o uso do silício (Si), que tem apresentado efeitos benéficos em várias espécies, proporcionando efetivo controle de doenças em plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta da planta, a absorção e translocação de silício em bananeiras inoculadas com Fusarium oxysporum f. sp. cubense. Os tratamentos constaram de 0, 250, 500, 750 e 1000 mg dm-3 de Si, mais um tratamento adicional (testemunha absoluta - sem silício e sem a inoculação com F. oxysporum. f. sp. cubense). O solo em cada vaso foi incubado com Si por 15 dias. Decorrido este período, plantas de bananeira das variedades Grande Naine, Tropical e Maçã, oriundas de cultura de tecidos, foram transferidas para vasos contendo 3 kg de solo. A inoculação com F. oxysporum. procedeu-se 40 dias após o transplantio das plantas para os vasos. Foram determinados a produção da matéria seca da raiz (MSR) e da parte aérea (MSPA), teores de Si na parte aérea e raízes e o índice de translocação. A adição de doses crescentes de Si ao solo elevou a produção da matéria seca da raiz e da parte aérea das plantas de bananeiras. As plantas de bananeiras absorveram e translocaram silício para a parte aérea comportando-se como uma planta acumuladora intermediária de Si.
Thesagro: Banana
Silício
Translocação.
Data Created: 2013-01-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DistribuicaodeSilicioembananeirasAdrianaMariadeAguiarAccioly.pdf278,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace