Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946657
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOCATELLI, M.
PIMENTEL, C. A.
MARTINS, E. P.
COSTA, A. B. da
MARCOLAN, A. L.
Additional Information: MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO; Catiane Alves Pimentel, Instituto João Neórico, Faculdade de Rondônia; Eugênio Pacelli Martins, Instituto João Neórico, Faculdade de Rondônia; Alan Bentes da Costa, UNIR; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO.
Title: Sistemas agroflorestais agroecológicos em Rondônia: classes de solos e crescimento de espécies florestais.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE CIÊNCIA DO SOLO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL, 1.; ENCONTRO DE LABORATÓRIOS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL, 2012, Humaitá, AM. [Anais...]. Humaitá, AM: SBCS, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Consorciação de espécies
Agroecologia
Tipos de solos
Description: Sistemas agroflorestais são associações de cultivos anuais com espécies florestais e em alguns casos pastagens e/ou animais, escalonados no tempo e no espaço. Este trabalho teve por objetivo caracterizar alguns sistemas agroflorestais agroecológicos em Rondônia do ponto de vista da classe de solo e crescimento de espécies florestais. Foram visitados 24 sistemas em seis municípios, as áreas georeferenciadas, elaborado mapa de classe de solos e avaliados crescimento em altura e DAP de espécies florestais. Foi verificado que apesar do nível de fertilidade do solo ser considerado suficiente em alguns locais, o crescimento das espécies foi prejudicado pelo espaçamento inadequado. Os sistemas estudados estão situados em sua maioria em Latossolo Vermelho Eutrófico, e apenas um em Cambissolo Háplico Distrófico.
Data Created: 2013-01-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
resumomarilialocatellihumaita....pdf203,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace