Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946919
Title: Similaridade florística em duas áreas de Cerrado, localizadas no município de Parnarama, Maranhão - Brasil.
Authors: MILANI, J. E. F.
BRANDÃO, C. F. L. e S.
LANA, M. D.
BRAZ, E. M.
Affiliation: Jaçanan Eloisa Freitas Milani, Pós-graduanda da UFPR; Carlos Frederico Lins e Silva Brandão, Pós-graduando da UFRPE; Mayara Dalla Lana, Pós-graduando da UFPR; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF.
Date Issued: 2012
Citation: In: SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS, 7., 2012, Viçosa, MG. [Anais...]. Viçosa, MG: UFV, 2012.
Description: Pelo fato do Cerrado ser um dos biomas de grande importância e também um dos mais impactados pela atividade humana no Brasil, esse trabalho teve como objetivo realizar uma similaridade florística em duas áreas de Cerrado localizadas no município de Parnarama, Maranhão ? Brasil. Nas duas áreas foram locadas 41 parcelas, sendo distribuídas 24 na área I e 17 na área II, onde todos os indivíduos com CAP ? 31,4 cm (DAP ? 10 cm) foram mensurados bem como suas respectivas alturas e identificados botanicamente. Para análise da similaridade florística foi utilizado a distância euclidiana pelo método de Ward. Como resultado, as duas áreas apresentaram trechos distintos entre si, a área I apresentou maior diversidade e número de espécies, podendo ser classificada como uma área de cerradão. Já a segunda área vem se regenerando e desenvolvendo e, caso não haja nenhuma intervenção antrópica, a mesma poderá vir a se tornar um remanescente florestal secundário.
Thesagro: Cerrado
Keywords: Índice de diversidade
Distância euclidiana
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012EvaldoSPGCFSimilaridade.pdf398,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace