Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946930
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, T. A.
GOMES, T. C. de A.
LIMA, C. C. de
Additional Information: TAMARA CLAUDIA DE ARAUJO GOMES, CPATC.
Title: Alterações em características químicas de amostras de compostos de bagaço de coco-verde resultantes do método de estocagem.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. Fertbio 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Coconut.
Description: Para fins de pesquisa científica, por vezes o armazenamento de amostras de composto orgânico se faz necessária. Para tanto, o conhecimento da eficiência do método de estocagem utilizado, quanto à preservação das características iniciais da amostra, é imprescindível. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos de duas formas de estocagem, sobre suas características químicas originais de amostras de compostos de resíduos agroindustriais do coco-verde estocadas há seis anos. Os compostos utilizados foram obtidos a partir da mistura de bagaço de coco-verde com torta de filtro, esterco bovino e fosfato natural de Gafsa, umedecidas com soluções com concentrações crescentes de vinhaça (0, 50 e 75%). As amostras foram coletadas após 131 dias de compostagem e analisadas após seis anos de armazenamento em potes herméticos (secas a 65ºC) ou sob congelamento em freezer (a -20ºC). Foram determinadas o pH em CaCl2, carbono orgânico (CO), nitrogênio total, relação C:N e teor de cinzas das amostras. Os métodos de estocagem distintamente influenciaram as variáveis consideradas, embora não tenham mostrado efeito sobre o pH. Significativos efeitos foram observados sobre os teores de carbono orgânico erelação C:N e, em menor grau, sobre os de nitrogênio total e cinzas. Em amostras conservadas por seis anos, as duas formas de estocagem podem produzir resultados os quais sugerem a maior ou menor maturidade dos compostos (respectivamente, para amostras secas e congeladas) que aquela observada por ocasião da coleta das amostras. Os resultados deste estudo revelam a necessidade da avaliação temporal da eficiência dos métodos de forma a evitar os problemas detectados decorrentes da estocagem prolongada de amostras de composto orgânico.
Thesagro: Coco
Estocagem.
Year: 2013-01-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alteracoesemcaracteristicas.pdf94,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace