Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948735
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, T. T. dos S.
LOIOLA FILHO, J. B.
MONTE, A. P. O. do
MIRANDA, M. de S.
CORDEIRO, M. F.
LOPES JÚNIOR, E. S. L.
Additional Information: THAIS THATIANE DOS SANTOS SOUZA; JOÃO BOSCO LOIOLA FILHO; ALANE PAINS OLIVEIRA DO MONTE; MAYARA DE SOUZA MIRANDA; MABEL FREITAS CORDEIRO; EDILSON SOARES LOPES JÚNIOR.
Title: Efeito da dose de pFSH na produção in vivo de embriões de ovelhas da raça Dorper exploradas no Semiárido do Nordeste do Brasil.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Language: pt_BR
Description: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de duas diferentes doses de pFSH na produção in vivo de embriões de ovelhas Dorper exploradas no Semiárido do Nordeste do Brasil. Doze ovelhas dessa raça foram igualmente distribuídas em dois grupos, de acordo com o peso, tendo o grupo pesado (PS), animais acima de 50 kg e o grupo leve (LV), de até 50 kg. PS e LV foram divididos em dois subgrupos de três animais, de acordo com o tratamento superovulatório empregado, sendo os subgrupos PS-200 e LV-200 tratados com 200 mg de pFSH e PS-128 e LV-128, com 128 mg do mesmo fármaco. O estro das ovelhas foi monitorado a cada 4 horas, utilizando-se um carneiro Dorper, que cobriu as ovelhas no início do estro e 24 horas após. Seis dias após a primeira monta, foi realizada a colheita de embriões pelo método de laparotomia. O lavado uterino com os embriões foi avaliado sob estereomicroscópio. Não foi observada diferença estatística (P<0,05) entre os grupos com relação à resposta estral e à qualidade embrionária. Portanto, pode-se concluir que a redução da dose comercial (200 mg/ovelha) de pFSH, independente da categoria de peso corporal, foi eficaz na produção in vivo de embriões em ovelhas Dorper.
Thesagro: Ovino
Gonadotrofina
Superovulação.
Data Created: 2013-02-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edilsonlopes.pdf54,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace