Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948795
Título: Caracterização dos quintais do pólo agroflorestal Elias Moreira, Sena Madureira, AC.
Autoria: APOLINÁRIO, A. J.
SANTOS, R. C. dos
SIVIERO, A.
HAVERROTH, M.
ROMAN, A. L. C.
Afiliação: ADRIANO JOSÉ APOLINÁRIO, Aluno do IAC/Bolsista CNPq/NEEACRE.; ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS, Docente do IFAC. Coordenadora do NEEACRE.; AMAURI SIVIERO, CPAF-AC; MOACIR HAVERROTH, CPAF-AC; ANDRE LUIZ COTE ROMAN, Pesquisador NEEACRE.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Palmas. Ciência, tecnologia e inovação: ações sustentáveis para o desenvolvimento regional: anais. Palmas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, 2012.
Páginas: 8 p.
Conteúdo: Estudos específicos com quintais urbanos são raros, principalmente na Amazônia. Os quintais urbanos exercem um papel importante na mudança da paisagem e no microclima e por possuir valor na complementação nutricional das famílias. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as propriedades do Polo Agroflorestal Elias Moreira no município de Sena Madureira, AC. Foram diagnosticados aspectos socioeconômicos das famílias e um levantamento das espécies vegetais cultivadas em trinta e duas propriedades agroflorestais situados no Pólo Agroflorestal Elias Moreira no primeiro semestre de 2012. O trabalho foi realizado com uso de um questionário aplicado em entrevista presencial contendo perguntas semi-estruturadas ao responsável pelo quintal. As espécies vegetais foram identificadas no campo e através de comparação na literatura especializada e classificadas botanicamente e quanto ao seu uso pelos moradores. Os resultados indicaram uma alta riqueza e diversidade de espécies sendo identificadas 81 espécies alimentares, principalmente, fruteiras, plantas medicinais e plantas nativas cultivadas no solo, caixas de madeira e vasos. O perfil do responsável pelas propriedades pode ser do gênero masculino ou feminino, apresenta média de 41 anos, mora no local há 5 anos, tem baixa escolaridade e cultiva plantas nas propriedades para uso na alimentação, confecção de remédios caseiros e bem estar.
Thesagro: Agricultura familiar
Palavras-chave: Quintal urbano
Sistema agroflorestal
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizacaodosquintaisdopoloagroflorestalEliasMoreira.pdf387,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace