Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949277
Título: Produtividade, características agronômicas de cinco genótipos de sorgo.
Autoria: PEREIRA, L. G. R.
MOREIRA, E. DE A.
REIS, L. G.
NEVES, A. L. A.
SANTOS, R. D. dos
TABOSA, J. N.
RODRIGUES, J. A. S.
MACHADO, F. S.
OLIVEIRA, B. S.
CAMPOS, M. M.
MOREIRA, T. S.
Afiliação: LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; ELLEN DE A. MOREIRA, UFJF; LARISSA GOMES REIS, UFJF; ANDRE LUIS ALVES NEVES, CNPGL; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; JOSE NILDO TABOSA, EPEPA; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; BRENA S. OLIVEIRA, UFSC; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; TAINÁ SILVESTRE MOREIRA, DTI/JF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 29., 2012, Águas de Lindóia. Diversidade e inovação na era dos transgênicos: resumos expandidos. Campinas: Instituto Agronômico; Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2012.
Conteúdo: Foram avaliadas a produtividade de matéria verde (PMV), produtividade de matéria seca (PMS), altura de planta (AP), porcentagem de plantas acamadas (PAC), porcentagem de plantas quebradas (PQB) e as proporções de panícula, colmo e folha na matéria verde e na matéria seca de cinco genótipos de sorgo forrageiro indicados para a região semiárida (SF15, 2502, BRS655, BR506, BR601) visando à produção de silagem. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e cinco repetições. O genótipo SF15 destacou-se em relação à altura de plantas e porcentagem de plantas acamadas, apresentando média de 2,24 m e 2,17%, respectivamente. Os genótipos SF15, BR506 e 2502 obtiveram as maiores produções de matéria seca (11,3; 11,12 e 9,54 t/ha). No entanto só o genótipo BR506 foi superior aos demais em relação à produtividade de matéria verde, com produção de 38,74 t/ha. Os genótipos avaliados apresentaram bom equilíbrio na relação folha: colmo: panícula, com exceção para o genótipo SF15, que se destacou pela menor proporção de panícula e maior proporção de colmo, o que pode comprometer seu valor nutricional.
Thesagro: Forragem
Nutrição
Ruminante
Silagem
Palavras-chave: Semi-arido
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produtividade-caracteristicas-agronomicas-de-cinco-genotipos-de-sorgo.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace