Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949695
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Ocidental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAQUINÉ, T. M.
RIOS, S. de A.
CYSNE, A. Q.
ABREU, S. C.
LIMA, W. A. A. de
GREEN, M.
AUGUSTO, T. L.
Additional Information: SARA DE ALMEIDA RIOS, CPAA; ALEX QUEIROZ CYSNE, CPAA; WANDERLEI ANTONIO ALVES DE LIMA, CPAA.
Title: Despolpa mecânica sobre a germinação de sementes do híbrido interespecífico BRS Manicoré (Elaeis oleifera x Elaeis guineensis).
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL, 9., 2012, Manaus. Anais... Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2012. p. 143-151. (Embrapa Amazônia Ocidental. Documentos, 100).
Language: pt_BR
Keywords: Palma de óleo
Percentual germinativo
Danos mecânicos
Description: Considerando a hipótese de que o processo de despolpa mecânica pode afetar negativamente o potencial germinativo das sementes, objetivou-se padronizar o processo de despolpa mecanizada dos frutos do híbrido interespecífico (HIE) BRS Manicoré. O experimento foi realizado no Campo Experimental do Rio Urubu - CERU, Rio Preto da Eva/AM e no Laboratório de Produção de Sementes de palma de óleo, da Embrapa Amazônia Ocidental. Os frutos foram coletados de cachos de matrizes de caiaué (Elaeis oleifera) utilizadas na produção comercial de sementes do HIE BRS Manicoré. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com cinco tratamentos (escalas conforme tempo de processamento, percentual de mesocarpo na semente e quebra de sementes) e quatro repetições. Avaliaram-se o número de sementes germinadas aos 7, 14, 21, 28 e 35 dias, a perda de umidade relativa, o índice de velocidade de germinação e o percentual germinativo anormal das sementes. Apesar de as diferentes escalas de avaliação não terem afetado a taxa de germinação de sementes do HIE BRS Manicoré (p<0,05), não houve incremento dos percentuais de germinação. A média de germinação aos 35 dias foi de 49,03%. A despolpa mecanizada por meio da despolpadora nas condições deste experimento não afeta os índices germinativos das sementes do HIE BRS Manicoré.
Thesagro: Caiaué
Dendê
Data Created: 2013-02-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IXJornadaIC143.pdf4,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace