Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949707
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: VERONA, L. A. F.
MARTINS, S. R.
CASALINHO, H. D.
SCHWENGBER, J. E.
SILVA, L. M. S.
Additional Information: LUIZ AUGUSTO FERREIRA VERONA; SERGIO ROBERTO MARTINS; HELVIO DEBLI CASALINHO; JOSE ERNANI SCHWENGBER, CPACT; LUIS MAURO SANTOS SILVA.
Title: Rede para construção de conhecimento sobre avaliação de sustentabilidade de agroecossistemas: tornando visível o invisível.
Publisher: Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 29, n. 1, p. 17-39, jan./abr. 2012
Language: pt_BR
Keywords: Agroecologia
Aprendizado Hibrido.
Description: Este trabalho tem como objetivo relatar a estratégia adotada para fomentar as atividades de Rede de Construção de Conhecimento em Avaliação de Sustentabilidade em Agroecossistemas (Rede Consagro). Essa rede, de âmbito nacional, possui como base a compreensão da natureza multidimensional do desenvolvimento sustentável como um processo de construção social, e sua origem foi formalizada em dezembro de 2009. A proposta da rede é facilitar a comunicação entre pessoas interessadas em estudos sobre sustentabilidade, procurando incentivar ações de desenvolvimento de atividades relacionadas com o tema e contribuindo para a construção de conhecimento sobre avaliação de sustentabilidade. A consecução desses objetivos será norteada pelos seguintes pressupostos: agroecologia; agroecossistema como unidade básica de análise; e ênfase em metodologias participativas, na agricultura familiar, e em populações tradicionais e campesinas. A estratégia para desenvolvimento da rede está baseada na modalidade denominada aprendizado híbrido, em que as atividades são realizadas por meio de contatos pessoais e uso da informática. São apresentados detalhes da estratégia utilizada e os resultados observados ao longo das atividades; é destacada a aceitação das atividades da rede pelos seus participantes; e é mostrado o caminho futuro, com o incentivo ao uso da rede e a busca de ferramentas de informática que permitam uma ação mais sincronizada entre os atores.
Thesagro: Comunicação
Informática.
Data Created: 2013-02-18
ISSN: 0104-1096
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo0000000904artigoredecadernoscienciasetecnologia.pdf672,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace