Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949975
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEAO, P. C. de S.
SOARES, E. B.
SILVA, S. F. da
SANTOS, J. Y. B. dos
Additional Information: PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; EVELINE BARROS SOARES; SAMARA FERREIRA DA SILVA; JARDILINA YVES BEZERRA DOS SANTOS.
Title: Caracterização fenológica de cultivares de uvas de mesa do Banco de Germoplasma da Embrapa Semiárido.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Videira
Recursos genéticos
Uva de mesa.
Description: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a fenologia de 135 acessos de uvas de mesa pertencentes ao Banco de Germoplasma da Embrapa Semiárido em Juazeiro, Bahia. Avaliaram-se 14 ciclos de produção, considerando-se as médias em número de dias de oito ciclos no 1º semestre e de seis ciclos no 2º semestre entre os anos de 2002 a 2011. Foram caracterizadas as durações das principais fases fenológicas: gemas inchadas ao início de brotação (GI-IB), início de brotação à plena floração (IB-Fl), plena floração ao início de frutificação (Fl-IFr), início de frutificação ao início de maturação (IFr-IMt) e início de maturação até final de maturação (IMt-Mt), bem como o ciclo fenológico completo da poda à colheita, em acessos de uvas de mesa com e sem sementes que foram classificados em precoces, medianos e tardios, conforme a duração total do ciclo. Houve uma maior frequência de acessos de ciclo mediano, tanto para o grupo de uvas sem sementes quanto com sementes para o ciclo do 1º semestre do ano. Entretanto, no 2º semestre, observou-se maior frequência de acessos de uvas sem sementes precoces e de uvas com sementes tardias. Maiores variações foram observadas para os estádios IFr-IMt e Imt-Mt, prolongando-se a duração nas cultivares tardias.
Thesagro: Uva
Fenologia
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Data Created: 2013-02-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia12012.pdf385,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace