Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949983
Título: Avaliação agronômica e caracterização da produção de compostos bioativos em variedades crioulas de pimentas (Capsicum baccatum).
Autoria: VASCONCELOS, C. S. de
Afiliação: CARLA SIGALES DE VASCONCELOS.
Ano de publicação: 2012
Referência: 2012.
Páginas: 62 f.
Conteúdo: Os recursos genéticos são imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável da agricultura e da agroindústria. Compreendem as variedades tradicionais, variedades melhoradas, linhas avançadas e espécies nativas e silvestres. A diversidade encontrada em Capsicum é ampla, com grande variedade de formatos, tamanhos, cores e sabores de fruto, e com diferentes níveis de pungência e de composição nutricional. Esta dissertação se propõe contribuir para o conhecimento dos recursos genéticos de variedades crioulas de Capsicum baccatum que fazem parte do acervo do Banco Ativo de Germoplasma de Capsicum da Embrapa Clima Temperado. Os dados serão apresentados em dois capítulos, cujos objetivos são caracterizar e avaliar agronomicamente variedades crioulas de Capsicum baccatum; e caracterizar a variabilidade genética para produção de compostos bioativos em frutos de variedades crioulas de pimenta. Foram avaliados 18 acessos de variedades crioulas, utilizando 27 descritores (14 quantitativos e 13 qualitativos multicategóricos). Foram realizadas análises de comparação de médias, utilizando-se agrupamento pelo método de Tocher, para os dados quantitativos, e agrupamento pelo método de Tocher e de UPGMA, para os dados qualitativos. Os acessos P27 e P179 são recomendados para consumo in natura. O acesso P92 apresenta maior produtividade, com frutos pungentes que podem ser usados para a produção de conservas. O acesso P8 é recomendado para uso ornamental, devido ao hábito de crescimento prostrado, alta densidade de folhas e frutos eretos que passam por quatro cores durante o processo de maturação. A produção de compostos fenólicos, antocianinas totais, atividade antioxidante e carotenoides totais foi avaliada em quatro pontos de maturação dos frutos (0% de maturação, 30% de maturação, 70% de maturação e 100% maduros). Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística multivariada, com análise de componentes principais. A produção de compostos bioativos variou com os diferentes pontos de maturação. De modo geral os frutos totalmente maduros produziram maiores teores de compostos bioativos. O acesso P25 apresentou valores de antocianinas bastante superiores para frutos com 30% maturação, os quais apresentaram coloração violeta. O acesso P108 apresentou grande variação para atividade antioxidante, variando de 588,44 ?g nos frutos imaturos a 1373,44 ?g nos frutos com 70% de maturação. Para carotenoides o acesso que mais variou foi P49, com 65,03mg em frutos totalmente imaturos e 367,73mg com 100% de maturação. Existe grande variabilidade genética nos acessos de variedades crioulas de Capsicum baccatum.
NAL Thesaurus: Solanaceae
Palavras-chave: Alimento funcional
Recursos genéticos
Caracterização Química
Banco Ativo de Germoplasma
Notas: Dissertação (Mestrado em Fitomelhoramento) -- Universidade Federal de Pelotas, Pós-Graduação em Agronomia, Pelotas. 2012. Orienadora: Rosa Lía Barbieri. Co-orientadora: Márcia Vizzotto.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESEROSALIACARLA.pdf918,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace