Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPEDREIRA, B. da C. C. G.
dc.contributor.authorFIDALGO, E. C. C.
dc.contributor.authorCOSTA, M. D. A. da
dc.contributor.authorUZEDA, M. C.
dc.date.accessioned2024-04-24T12:53:58Z-
dc.date.available2024-04-24T12:53:58Z-
dc.date.created2013-02-20
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 19., 2012, Lages. Conservação do solo e da água no Brasil: preceitos e ações no ensino, na pesquisa e na extensão: anais. [S.l.]: SBCS, 2012. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950139-
dc.descriptionA região fluminense da bacia hidrográfica Guapi-Macacu, situada em ambiente de Mata Atlântica, concentra expressivo percentual da produção agrícola estadual e abastece de água 2 milhões de pessoas. Seus recursos naturais são protegidos por unidades de conservação (UCs) existentes em seu entorno. Entretanto, o processo desordenado de ocupação do solo associado às práticas de manejo e cultivo inadequadas concorre para a sua degradação ambiental. Assim, este estudo objetivou identificar áreas prioritárias para recuperação nessa bacia em subsídio ao planejamento do uso das terras, e desta forma, contribuir para a manutenção da funcionalidade de processos ecológicos e produtivos e minimizar processos erosivos. Para tanto foi realizada uma compilação bibliográfica e consulta aos instrumentos de gestão e planejamento disponíveis. Os resultados apontaram que 13% da área da bacia estão sob maior risco de degradação ambiental, apresentando conflitos de uso da terra e ausência de cobertura vegetal natural em áreas consideradas de preservação permanente. Cerca de 51% de suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) estão ocupadas com agricultura, pastagem e área urbana, ao invés de estarem protegidas por vegetação natural. A integração dos dados permitiu identificar locais onde devem ser investidos esforços de recuperação ambiental.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleMapeamento em áreas suscetíveis à degradação indicadas para recuperação na bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu-RJ.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroPlanejamento
dc.subject.thesagroUso da Terra
riaa.ainfo.id950139
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionBERNADETE DA CONCEICAO C G PEDREIRA, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; MICHELL DOUGLAS ALVES DA COSTA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; MARIELLA CAMARDELLI UZEDA, CNPAB.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mapeamento-de-areas-suscetiveis.pdf265.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace