Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950150
Título: Procedimentos para elaboração de mapas de declividade e comprimento de rampa para o estado de Santa Catarina na região Sul do Brasil.
Autoria: FIDALGO, E. C. C.
SCHULER, A. E.
COSTA, M. D. A. da
Afiliação: ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; MICHELL DOUGLAS ALVES DA COSTA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 19., 2012, Lages. Conservação do solo e da água no Brasil: preceitos e ações no ensino, na pesquisa e na extensão: anais. [S.l.]: SBCS, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A declividade e o comprimento de rampa das encostas são importantes variáveis para o estudo da vulnerabilidade das terras. O presente trabalho objetivou descrever os procedimentos de elaboração dos mapas de declividade e comprimento de rampa para o estado de Santa Catarina e disponibilizá-los. Foram utilizados dados de elevação do terreno provenientes do radar SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), e através desses, foi feito o processamento dos dados altimétricos para obtenção da declividade e comprimento de rampa utilizando-se os programas ArcGIS10.0, da ESRI e SAGA GIS. A metodologia empregada indica que 40% da área do estado apresenta declividade entre 15 a 45%, considerado ondulado a forte ondulado. Aproximadamente 15% da área do estado apresenta comprimentos de rampa superiores a 200m.
Palavras-chave: Declividade
Elevação do terreno
Vulnerabilidade
ArcGis
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Procedimentos-para-elaboracao-de-mapas-de-declividade-2012.pdf294,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace