Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950306
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FALCAO, L. L.
WERNECK, J. O. S.
SANTANA, R. J.
ALVES, R. M.
TOGAWA, R. C.
COSTA, M. M.
MARCELLINO, L. H.
Additional Information: LOENI LUDKE FALCAO, CENARGEN; JOSEILDE OLIVEIRA SILVA WERNECK, CENARGEN; RANER JOSÉ SANTANA, CENARGEN; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; ROBERTO COITI TOGAWA, CENARGEN; MARCOS MOTA DO CARMO COSTA, CENARGEN; LUCILIA HELENA MARCELLINO, CENARGEN.
Title: Análise e caracterização do gene de osmotina em cupuaçuzeiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Osmotina
Proteínas PR
Vassoura-de-bruxa.
Description: O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum., pertence à família Malvaceae e é nativo da região Amazônica. A cultura do cupuaçuzeiro é afetada pela doença vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, provocando uma grande redução na produção de frutos. O conhecimento molecular da interação planta-patógeno é essencial para o desenvolvimento de ferramentas para o controle da doença, como por exemplo, a identificação de genótipos resistentes. Genes expressos em resposta ao ataque de patógenos são alvos de estudos desta interação. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar um deles, o gene de osmotina, em cupuaçuzeiro. Sequências anotadas do transcriptoma de frutos de cupuaçuzeiro foram avaliadas quanto à presença deste gene. Os genes identificados foram comparados ao de osmotina de cacau pelo programa BLAST. Além disso, a organização do gene foi analisada por Southern blot, utilizando DNA genômico de cupuaçu. Identificaram-se duas sequências tipo osmotina: uma de 381 pb e outra de 477 pb, que correspondem a aproximadamente 63% e 79%, respectivamente, da região codificadora da proteína madura de cacau (607 pb). A comparação destas duas sequências com o gene de osmotina de cacau revelou identidade de cerca de 70%. Quanto à organização genômica em cupuaçu, foi observado que o gene está presente em múltiplas cópias. Estudos posteriores são necessários para investigar o envolvimento deste gene com os fenótipos de resistência à vassoura-de-bruxa.
Thesagro: Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum.
Data Created: 2013-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
512.pdf434,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace