Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950307
Título: Biomassa de milheto em resposta à adubação com rochas fosfatadas associadas a microrganismos solubilizadores.
Autoria: SANTOS, F. C. dos
OLIVEIRA, C. A. de
GOMES, E. A.
POLIDORO, J. C.
MARRIEL, I. E.
GOMES, T. C.
SILVA, U. de C.
Afiliação: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; CHRISTIANE ABREU OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; TALITA CAMARGOS GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; UBIANA DE CÁSSIA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM. Fertbio 2012.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A associação de rochas fosfatadas com microrganismos solubilizadores surge como alternativa à utilização dos fertilizantes tradicionais. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a produtividade de biomassa de milheto em resposta à adubação com rochas fosfatadas associadas a microrganismos solubilizadores. Foi instalado um experimento em casa de vegetação, utilizando o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de um fatorial 2x2x5 + 2, sendo os fatores em estudo duas rochas fosfatadas (Itafós e Bayovar), com e sem fonte orgânica (cama de frango), cinco tratamentos relacionados à utilização de microrganismos solubilizadores de P (1- fungo – F14, bactérias – 2- B32 e 3- B70, 4- B70+B32 e 5- sem microrganismos) e dois tratamentos adicionais: testemunha sem P e adubação com superfosfato triplo. Foi avaliada a produtividade de matéria verde e seca da parte aérea do milheto, aos 45 dias após o plantio, de três cultivos sucessivos, bem como a soma desses cultivos. A produtividade da biomassa de milheto foi maior na presença da fonte orgânica e, de forma geral, para a rocha Bayovar, com ou sem a fonte orgânica. Considerando o fator microrganismo, houve maior produtividade de biomassa do primeiro cultivo para o tratamento B70+B32 em relação ao tratamento sem microrganismos. Para o terceiro cultivo não se verificou diferença entre a maioria dos tratamentos com microrganismos e sem. Enquanto a matéria seca total foi maior para a B70 em relação ao tratamento sem microrganismos. Para o segundo cultivo e matéria verde total não houve diferença entre as médias dos tratamentos avaliados.
Palavras-chave: Fertilização
Fosfato natural
Biossolubilização
Fertilizante alternativo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Biomassa-milheto.pdf65,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace