Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950324
Título: Emissões de N2O do solo em plantios de eucalipto consorciado com Acacia mangium em região de Mata Atlântica.
Autoria: GUIMARÃES, A. P.
ZUCHELLO, F.
SANT'ANNA, S.
BALIEIRO, F. de C.
CHAER, G. M.
URQUIAGA, S.
ALVES, B. J. R.
BODDEY, R. M.
Afiliação: ANA PAULA GUIMARÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FERNANDO ZUCHELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; SELENOBALDO SANT'ANNA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; GUILHERME MONTANDON CHAER, CNPAB; SEGUNDO SACRAMENTO U CABALLERO, CNPAB; BRUNO JOSE RODRIGUES ALVES, CNPAB; ROBERT MICHAEL BODDEY, CNPAB.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM. Fertbio 2012.
Conteúdo: Um dos benefícios do plantio misto de eucalipto com leguminosas arbóreas é o incremento na biomassa do eucalipto graças à maior disponibilidade de N no solo. Esse aumento de biomassa gera maior acúmulo de C e N nas plantas e no solo, embora a maior oferta de N possa favorecer emissões de óxido nitroso (N2O). Avaliações da disponibilidade de C e N do solo e emissões de N2O são essenciais para indicar esta tecnologia para projetos de créditos de C. Neste estudo, quantificaram-se as emissões de N2O do solo em plantios de Acacia mangium, eucalipto, e no consórcio de ambas, em experimento instalado em 2008 na Embrapa Agrobiologia com amostragens entre março e maio de 2011. Os fluxos mais altos de N2O foram 3,6; 2,3 e 1,4 μg N2O m-2 h-1 para as áreas de eucalipto, acácia e consórcio respectivamente. Na época úmida, os teores médios de NO3- no solo foram de 1,4; 2,0 e 0,8 μg N g solo-1 para acácia, eucalipto e consórcio, respectivamente, e na época seca, reduziram-se para aproximadamente 0,2 μg N g solo-1. As emissões de N2O não foram significativamente diferentes entre as áreas, havendo apenas tendência de maior emissão no cultivo de eucalipto.
Thesagro: Leguminosa
Eucalipto
Palavras-chave: Gases de Efeito Estufa
Óxido Nitroso
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Emissoes-de-N2O-do-solo-em-plantios-de-eucalipto-consorciado-2012.pdf314,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace