Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950330
Título: Avaliação da fitotoxidade de arsênio em variáveis fisiológicas de Acacia mangiun Willd., inoculadas com fungos micorrizicos arbusculares.
Autoria: GOMES, R. J.
CIPRIANI, H. N.
DIAS, L. E.
COSTA, M. D.
MORAIS, L. E.
MARTINS, S. C. V.
AMEZQUITA, S. P. M.
Afiliação: ROBERTO JUNIO GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
HENRIQUE NERY CIPRIANI, CPAF-RO
LUIS EDUARDO DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
MAURÍCIO DUTRA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
LEANDRO ELIAS MORAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
SAMUEL CORDEIRO VITOR MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
SANDRA PATRÍCIA MONTEALEGRE AMEZQUITA, INVERBOSQUE.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito fisiológico do arsênio em mudas de Acacia mangium Willd. cultivadas em solo com diferentes concentrações de arsênio quando estas estão inoculadas com fungos micorrizicos. O ensaio foi conduzido em casa de vegetação. Amostras de uma mistura 3/1 (v/v) de um Latossolo Vermelho distrófico com areia, foi incubada com diferentes doses de As (0; 50; 100 mg kg -1 de As). Após a incubação procedeu-se o plantio das sementes e a inoculação dos fungos micorrizicos. O experimento foi montado em blocos casualizados, com quatro repetições. Aos 115 dias de cultivo avaliaram-se as trocas gasosas das plantas para registro da taxa fotossintética líquida, da taxa transpiratória, da condutância estomática, da relação entre a concentração interna e a concentração externa de CO2 e da eficiência instantânea do uso da água. Os esultados demonstraram que a exposição das mudas de A. mangium ao arsênio aumentou a relação CO2 interno/externo, diminuiu a eficiência instantânea do uso da água e da taxa fotossintética e não alterou a condutância estomática e a taxa transpiratória, independentemente da inoculação com fungos micorrízicos arbusculares.
Thesagro: Micorriza
Palavras-chave: Fitorremediação
Taxa fotossintética
Trocas gasosas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERTBIO1397.pdf193,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace