Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950441
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LACERDA, L.
ISHIDA, A. K. N.
OLIVEIRA, L. C. de
SOUZA FILHO, A. P. da S.
VENTURIERI, G. C.
SILVA, C. B. T. da
Additional Information: LIDIA LACERDA; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; LUANA CARDOSO DE OLIVEIRA; ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; GIORGIO CRISTINO VENTURIERI, CPATU; CLENILDA TOLENTINO B DA SILVA, CPATU.
Title: Atividade antimicrobiana de extratos hexânicos de própolis e resina ds abelhas Melipona flavolineata, Melipona seminigra, Melipona fasciculata, Frieseomelitta varia e Apis mellifera sobre Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Controle alternativo.
Description: O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito de extratos hexânicos extraídos a partir de resinas de Melipona flavolineata, M. seminigra, M. fasciculata, Frieseomelitta varia e Apis mellifera sobre o crescimento de Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae. Os extratos foram incorporados ao meio 523 na concentração de 1%. Após a solidificação do meio de cultura acrescido dos extratos, foram depositadas alíquotas de 100 µL da suspensão bacteriana ajustada à Abs540= 0,1 em diluição 10-6 e espalhadas com alça de Drigalski. Como testemunha utilizou-se o meio de cultura sem adição de nenhum extrato. Após a incubação por 48h a 28ºC, a avaliação foi realizada através da contagem de UFC das placas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições. Foi realizada a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Scott & Knott a 5% de probabilidade. Todos os extratos hexânicos de própolis inibiram totalmente o crescimento da bactéria, enquanto o extrato de resina proporcionou controle de 95% em relação à testemunha.
Thesagro: Abelha
Bacteriose
Maracujá.
Data Created: 2013-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
421.pdf405,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace