Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950492
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEMOS, O. F. de
SANTOS, L. R. R. dos
MORAES, F. K. C.
CAMPELO, M. F.
RODRIGUES, S. de M.
MENEZES, I. C. de
Additional Information: ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; LANA ROBERTA REIS DOS SANTOS; FABRICIA KELLY CABRAL MORAES; MEICIANE FERREIRA CAMPELO; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU; ILMARINA CAMPOS DE MENEZES, CPATU.
Title: Ontogênese in vitro de culvares de pimenteira-do-reino submetidas a diferentes concentrações de NaH2PO4.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Germinação in vitro
Piper nigrum L.
Propagação
Description: O melhoramento genético é uma alternativa para solucionar os entraves de incidência de doença nas áreas de produção de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.), mas depende da caracterização dos acessos do BAG e tecnologias que dêem suporte ao programa, dentre as quais a propagação de plantas a partir de sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ontogênese in vitro de cultivares de pimenteira-do-reino testando concentrações dos sais de MS e de NaH2PO4. Após o processo de assepsia, sementes das cultivares Bento, Cingapura, Guajarina e Kuthiravally foram semeadas em básico MS completo ou com metade da concentração de sais em combinação com NaH2PO4 (0; 0,10; 0,17; e 0,25 g.L-1) com 3% de sacarose, vitamina de MS e 0,2 % de phytagel. Avaliaram-se as percentagens aos 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90 dias de cultivo dos estádios de desenvolvimento: sementes sem respostas (SSR); intumescimento ao nível do embrião (INE); emissão de radícula (ERD); emissão de caulículo (ECL); emissão do hipocótilo (EHP); emissão de cotilédones (ECT) e emissão do epicótilo (EEP). Os tratamentos influenciaram nos estádios de desenvolvimentos apresentando períodos de culminância para cada fase da germinação in vitro. A concentração de 0,10 g.L-1 de NaH2PO4 adicionada a ½ MS é indicada para germinação in vitro de pimenteira-do-reino.
Data Created: 2013-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26.pdf398,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace