Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950537
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FLORES, B. C.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
ABREU, L. F.
OLIVEIRA, N. P. de
Additional Information: BRUNO CALZAVARA FLORES, BOLSISTA CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU; NATALIA PADILHA DE OLIVEIRA, UFLA.
Title: Avaliação de caracteres morfo-agronômicos em acessos de tucumanzeiro selecionados para teor de óleo na polpa.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Tucumã
Palmeira
Recursos genéticos.
Description: O tucumanzeiro Astrocaruym vulgare Mart. é uma palmeira arbórea, nativa da Amazônia, que produz frutos com potencial econômico e que, na última década, tem sido indicada como matéria prima para produção de biodiesel. Entretanto, há carência de informações técnicas referentes, especialmente, ao germoplasma dessa espécie conservados na forma bancos de germoplasma, que possam subsidiar programas de melhoramento e orientar a implantação de cultivos racionais. Este trabalho objetivou avaliar caracteres morfológicos e agronômicos em acessos de tucumanzeiro selecionados para teor de óleo na polpa. Foram avaliados seis caracteres morfo-agronômicos em 29 acessos de tucumanzeiro conservados no BAG da Embrapa Amazônia Oriental e selecionados para teor de óleo na polpa. Com os dados mensurados foram obtidas estimativas biométricas envolvendo médias, valores mínimos, máximos e coeficientes de variação, sendo que os acessos apresentaram variações para todos os caracteres. Nove acessos exibiram cerca de seis estipes por planta, quatorze abaixo de 101,55 cm de comprimento de cinco internós e treze com peso total do cacho acima de 5,43 kg. A maioria apresentou rendimento de frutos por cacho e rendimento de polpa por fruto acima da média, com 88,62 % e 61,37 %, respectivamente. Os tucumanzeiros selecionados possuem ampla variação para os caracteres avaliados e oferecem condições à formação de população melhorada para atender diferentes mercados de óleo.
Thesagro: Astrocaryum vulgare.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2013-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
92.pdf454,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace