Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950538
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FLORES, B. C.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
ABREU, L. F.
OLIVEIRA, N. P. de
Additional Information: BRUNO CALZAVARA FLORES, BOLSISTA CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU; NATALIA PADILHA DE OLIVEIRA, UFLA.
Title: Divergência genética entre acessos de tucumanzeiro selecionados para teor de óleo na polpa por caracteres morfo-agronômicos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Tucumã
Análise multivariada
Palmeira
Dissimilaridade.
Description: O tucumanzeiro Astrocaruym vulgare Mart. é uma palmeira nativa da Amazônia que produz frutos com potencial econômico para exploração na culinária, artesanatos, cosméticos e, também, como matéria prima na produção de biodiesel. Entretanto, a carência de informações relativas à genética da espécie, limita sua utilização em programas de melhoramento. Esse trabalho teve por objetivo avaliar a divergência entre acessos de tucumanzeiro selecionados para teor de óleo na polpa com base em caracteres morfo-agronômicos. Foram avaliados 29 acessos de tucumanzeiro conservados no BAG da Embrapa Amazônia Oriental e selecionados para teor de óleo na polpa por meio de seis caracteres. A divergência foi estimada utilizando a distância euclidiana média padronizada, sendo agrupada pelos métodos de Tocher e UPGMA. As distâncias variaram de 0,27 a 3,01, com média de 1,31. Os pares de acessos mais e menos divergentes foram o 26 x 29 e o 14 x 13, respectivamente. Houve a formação de oito grupos nos dois métodos. O caráter comprimento de cinco internós apresentou a maior contribuição para a divergência (56,42%). Portanto, os acessos de tucumanzeiro selecionados para teor de óleo na polpa são divergentes para os caracteres morfo-agronômicos avaliados, especialmente para comprimento do entrenó e rendimentos de frutos por cacho e de óleo na polpa, formando, pelo menos, oito grupos distintos.
Thesagro: Astrocaryum vulgare.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2013-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
93.pdf417,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace