Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950572
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MARQUES, D. N.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
NASCIMENTO, W. M. O. do
Additional Information: DEYVID NOVAES MARQUES, ESTAGIÁRIO CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU.
Title: Avaliação de caracteres da floração em clones de camucamuzeiro nas condições de terra firme em Belém - Pará.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Camu-camu
Avaliação
Melhoramento genético.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar caracteres de floração em clones de camucamuzeiro nas condições de terra firme, em Belém, Pará. Foram mensurados três caracteres de floração, ao longo de doze meses, em dez clones instalados em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições e parcelas lineares de três plantas. Os dados foram submetidos às análises de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott. Os clones diferiram significativamente entre si ao nível de 1% de probabilidade para o caráter número de botões florais (NBF), em todas as avaliações, tornando-o útil em estudos de melhoramento e seleção de genótipos. Para os demais caracteres foram registradas diferenças significativas com nível de probabilidade variável em mais da metade das avaliações. Para o caráter NBF, três clones se destacaram apresentando as maiores médias (3, 4 e 6) na maioria das avaliações. Para os caracteres número de flores abertas (NFA) e de frutos imaturos (NFI), os clones 3, 4, 8 e 6 exibiram as melhores médias em, pelo menos, uma avaliação.
Thesagro: Seleção.
Data Created: 2013-02-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
231.pdf384,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace