Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950752
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 22-Fev-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SALOMÃO, R. de P.
VIEIRA, I. C. G.
BRIENZA JUNIOR, S.
AMARAL, D. D. do
SANTANA, A. C. de
Informaçães Adicionais: Rafael de Paiva Salomão, MPEG; Ima Célia Guimarães Vieira, MPEG; SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU; Dário Dantas do Amaral, MPEG; Antônio Cordeiro Santana, UFRA.
Título: Sistema capoeira classe: uma proposta de sistema de classificação de estágios sucessionais de florestas secundárias para o estado do Pará.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, Belém, v. 7, n. 3, p. 297-317, set./dez. 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Política pública
Pará
Estágio sucessional da vegetação.
Conteúdo: A legislação brasileira não define quais das características das formações secundárias devem ser avaliadas para a classificação do seu estágio sucessional, se inicial, intermediário ou avançado, dificultando os procedimentos de licenciamento para supressão, manejo e conservação da vegetação nativa. Neste estudo, propõe-se um sistema de classificação do estágio sucessional da vegetação secundária, baseado em dados colhidos em três municípios do Pará e de revisão de literatura. Foram feitos inventários em 128 parcelas de 0,16 ha por sítio estudado e utilizados 18 descritores florístico-estruturais da vegetação. Parcelas dos três estágios foram submetidas à análise discriminante, que definiu os três estágios sucessionais com base em dezesseis medidas florístico-estruturais. Oito descritores apresentaram maior poder discriminatório destes três estágios sucessionais, sendo então selecionados para a elaboração do Sistema Capoeira Classe (CapClas), sistema composto por três equações que discriminam, com 70,3% de acurácia, os estágios sucessionais de uma determinada vegetação. O presente trabalho corrobora a afirmação inicial de que os três estágios sucessionais propostos apresentam comunidades arbóreas com estruturas distintas e que o uso de descritores florístico-estruturais pode contribuir para a aplicação de um sistema de classificação da vegetação secundária.
Thesagro: Capoeira
Floresta Secundaria.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasalomao.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace