Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951016
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREITAS, C. A. B. de
FERREIRA, R. D. S.
MÜLLER, R. C. S.
NASCIMENTO, W. M. O. do
Additional Information: Camila Auad Beltrão de Freitas, PÓS-GRADUANDA UFPA; Raimunda Daniela Santos Ferreira, ALUNA UFPA; Regina Celi Sarkis Müller, UFPA; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU.
Title: Avaliação do teor de vitamina C em oito genótipos de camu-camu no estado do Pará.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Fruto nativo
Caracterização
Composição
Description: O Camu-Camu (Myrciaria dubia) é fruto nativo da Amazônia brasileira e peruana que está em amplo estudo pela sua capacidade nutricional e antioxidante devido aos altos teores de vitamina C e por isto sua recente introdução nos mercados mundiais tem despertado interesse dos setores industriais de alimentos, bebidas, fármacos e cosméticos. Considerando a importância do camu-camu como alimento funcional, especialmente como fonte de vitamina C na dieta humana, realizou-se o presente trabalho com o objetivo de determinar o teor de vitamina C em frutos de oito genótipos de camu-camu colhidos no Banco Ativo de Germosplasma da Embrapa Amazonia Oriental, visando eleger dentre os genótipos estudados, o mais qualificado para utilização industrial. Polpas dos frutos frescos homogeneizadas manualmente foram avaliadas quanto ao teor de vitamina C, por titulação com iodato de potássio, com resultado expresso em mg de ácido ascórbico/100g. Apesar da pequena variação entre os resultados conclui-se que o camu-camu é um fruto com grande potencial de aproveitamento no aspecto nutricional por ser uma rica fonte natural de vitamina C e dois dos genótipos estudados apresentaram os maiores valores de ácido ascórbico por grama de polpa (2935,33 e 2905,98 mg/100g), o que indica que a caracterização dos frutos nas matrizes estabelecidas do Banco Ativo de germoplasma pode contribuir significativamente com o programa de melhoramento genético de camucamuzeiro da Embrapa.
Data Created: 2013-02-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
111.pdf213,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace