Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951088
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VARGAS, V. P
CANTARELLA, H.
MARTINS, A. A
SOARES, J. R
SOUZA, R. M. de
HACKBARTH, C
ANDRADE, C. A. de
Additional Information: VITOR PAULO VARGAS, IAC
HEITOR CANTARELLA, IAC
ACÁCIO AGOSTINHO MARTINS, IAC
JOHNNY RODRIGUES SOARES, IAC
RAFAEL DE MELO E SOUSA, UNESP
CRIZANE HACKBARTH, UDESC
CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE, CNPMA.
Title: Dicianodiamida (DCD) diminui emissão de N2O de solo incubado com diferentes níveis de palha de cana-de-açúcar e N mineral.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Óxido nitroso
Dicianodiamida
Description: Resumo ? A aplicação de inibidores de nitrificação tem sido difundida como ferramenta na mitigação das emissões de óxido nitroso (N2O). Maiores benefícios poderão ser encontrados em áreas com manutenção de resíduos, como a palha da cana, os quais podem contribuir com formas solúveis de carbono. O objetivo deste estudo foi testar em condições controladas o efeito da dicianodiamida (DCD) nas emissões de N2O a partir de um solo incubado com diferentes doses de palha de cana e N mineral. Os tratamentos resultaram da combinação de três doses de palha equivalentes a 0, 8 e 16 Mg MS ha-1, dois níveis de N mineral equivalentes a 0 e 100 kg de N ha-1 e dois níveis de DCD: com e sem DCD. Ao longo de 120 dias de incubação foram realizadas 42 amostragens para determinação da quantidade acumulada de N2O. O uso de N aumentou a emissão de N2O em relação aos controles, independente da dose de palha aplicada. Por outro lado, o uso de DCD foi capaz de reduzir as perdas desse gás em mais de 60% para todas as doses de palha, em relação aos tratamentos com N e sem DCD. Quando N foi adicionado, a maior dose de palha aumentou a emissão em relação ao tratamento sem resíduo. O efeito da palha é atribuído ao aumento da concentração de carbono orgânico dissolvido na camada superficial. A palha de cana exerce um efeito sinergético à aplicação de N em relação às emissões de N2O, porém o DCD é eficiente em reduzir essas perdas.
Thesagro: Palhada
Cana de açúcar
Solo
Nitrogênio
NAL Thesaurus: Nitrous oxide
Sugarcane
Straw
Nitrogen
Year: 2013-02-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012AA59.pdf281,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace