Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEITE, D. C. de A.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorMADARI, B. E.
dc.contributor.authorROSADO, A. S.
dc.contributor.authorCOUTINHO, H. L. da C.
dc.contributor.authorPEIXOTO, R. S.
dc.date.accessioned2022-05-16T17:12:42Z-
dc.date.available2022-05-16T17:12:42Z-
dc.date.created2013-02-27
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MICROBIOLOGIA, 21., 2012, Santos. Resumos [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Microbiologia: Associação Latinoamericana de Microbiologia, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951523-
dc.descriptionResumo A cultura de arroz se destaca no Brasil por fazer parte da dieta de quase 100% da sua população, todavia sua produção é bastante dependente de adubação nitrogenada. O biocarvão pode ser usado como um condicionador do solo sendo capaz de influenciar a estrutura, porosidade, granulometria e densidade do solo e ainda, alterar a capacidade de armazenamento de água e a dinâmica nutricional e microbiana no solo. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do uso de diferentes tipos biocarvão de na abundância de populações bacterianas relacionadas ao ciclo do N associadas à rizosfera de plantas de arroz (Oryza sativa L.) cultivar BRSMG Curinga. O experimento foi conduzido na Embrapa Arroz e Feijão em casa de vegetação no município de Santo Antônio de Goiás ? GO. Os tratamentos seguiram um delineamento inteiramente casualizado, com desenho fatorial 4 x 2, sendo um dos fatores o biocarvão pirolisado de diferentes formas (B1: biocarvão de madeira Eucaliptus sp. em pirólise lenta, B2: biocarvão de palha de cana-de-açúcar em pirólise rápida, B3: biocarvão de madeira Eucaliptus sp. em pirólise rápida) e outro fator a presença e ausência de fertilizante (F). Foi adicionado um tratamento testemunha apenas com areia (T). As plantas foram coletadas após 80 dias. O DNA da areia rizosférica foi extraído por lise direta de acordo com as normas do fabricante do PowerSoil®DNAIsolation Kit (Mobio, Inc.). A abundância genética de populações bacterianas envolvidas no ciclo do N presentes na rizosfera do arroz foi avaliada através de qPCR. A abundância de bactérias nitrificantes foi influenciada significativamente pela presença do biocarvão, do fertilizante e, pela interação de ambos. Entretanto, não foi possível observar o efeito sinérgico do biocarvão e do fertilizante sobre as populações de bactérias desnitrificantes e fixadoras de N2. A população de bactérias nitrificantes aumentou nos tratamentos com biocarvão fertilizado, sendo o maior aumento para o tratamento B3. A população de bactérias desnitrificantes foi reduzida nos tratamentos B2 e aumentada nos tratamentos B3. Nos tratamentos fertilizados (F1) ocorreu um aumento significativo no número as cópias do gene nirK com relação ao controle não fertilizado (F0). Com relação à população de bactérias fixadoras de N2, as misturas do tratamento B3 apresentaram a maior abundância dentre os demais tratamentos. Houve um aumento destas populações em todos os tratamentos não fertilizados (F1). Estes dados corroboram com dados atuais de que a adição de alguns tipos de biocarvão ao solo aumentam o crescimento de organismos envolvidos na ciclagem de N no solo, especificamente aqueles que podem diminuir o fluxo de N2O pela redução da desnitrificação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGenes-chave
dc.subjectNitrogênio microbiano
dc.subjectBiocarvão
dc.subjectCiclo do N
dc.subjectQPCR
dc.titleQuantificação de genes-chave relacionados ao ciclo de nitrogênio microbiano em rizosfera plantas de arroz (Oryza sativa) cultivar BRSMG curinga tratadas com diferentes tipos de biocarvão.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroArroz
riaa.ainfo.id951523
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-16
dc.contributor.institutionDEBORAH C. DE A. LEITE, UFRJ; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; ALEXANDRE SOARES ROSADO, UFRJ; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS; RAQUEL SILVA PEIXOTO, UFRJ.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quantificacao-de-genes-chave-relacionados-ao-ciclo-de-nitrogenio-microbiano-2012.pdf130,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace