Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/954469
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARNEIRO, G. E. de S.
PIPOLO, A. E.
DIAS, W. P.
SOARES, R. M.
ALMEIDA, A. M. R.
GOMIDE, F. B.
ARIAS, C. A. A.
KASTER, M.
OLIVEIRA, M. F.
MOREIRA, J. U. V.
ABDELNOOR, R. V.
BROGIN, R. L.
CARRÃO-PANIZZI, M. C.
MIRANDA, L. C.
PETEK, M. R.
LIMA, D.
MELO, C. L. de
FRONZA, V.
MELO FILHO, O. L.
PEREIRA, M. J. Z.
ZITO, R. K.
BERTAGNOLLI, P. F.
MOREIRA, C. T.
SILVA NETO, S. P. da
SILVA, P. M. da
TEIXEIRA, M. R. O.
MARANHO, E.
COSTAMILAN, L. M.
Additional Information: GERALDO ESTEVAM DE SOUZA CARNEIRO, CNPSO; ANTONIO EDUARDO PIPOLO, CNPSO; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; RAFAEL MOREIRA SOARES, CNPSO; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO; FERNANDO B. GOMIDE, Fundação Meridional; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; MILTON KASTER, CNPSO; MARCELO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPSO; JOSE UBIRAJARA VIEIRA MOREIRA, CNPSO; RICARDO VILELA ABDELNOOR, CNPSO; RODRIGO LUIS BROGIN, CNPSO; MERCEDES CONCORDIA CARRAO PANIZZI, CNPT; LUIZ CARLOS MIRANDA, SPM E Londrina; MARCOS RAFAEL PETEK, SPM E Londrina; DIVANIA DE LIMA, CNPSO; CARLOS LASARO PEREIRA DE MELO, CPAO; VANOLI FRONZA, CNPSO; ODILON LEMOS DE MELLO FILHO, CNPSO; MONICA JULIANI ZAVAGLIA PEREIRA, CNPSO; ROBERTO KAZUHIKO ZITO, CNPSO; PAULO FERNANDO BERTAGNOLLI, CNPT; CLAUDETE TEIXEIRA MOREIRA, SNE; SEBASTIAO PEDRO DA SILVA NETO, CPAC; PEDRO MOREIRA DA SILVA FILHO, CNPSO; MARIA DO ROSARIO DE O TEIXEIRA, CPAO; EUCLIDES MARANHO, CPAO; LEILA MARIA COSTAMILAN, CNPT.
Title: BRS 360RR: nova cultivar de soja.
Publisher: In: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO SUL, 39.; SEMINÁRIO TÉCNICO DE SOJA, 2012, Passo Fundo. Atas e resumos... Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2012.
Pages: p. 34-35.
Language: pt_BR
Description: A cultivar BRS 360RR foi desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária e testada em Avaliação Final nas safras 2009/10 a 2010/11. Os ensaios foram instalados em blocos casualizados, com quatro repetições. Cada parcela foi constituída de quatro fileiras de 5,0 m de comprimento, espaçadas de 0,5 m, com área útil de 4,00 m2. A densidade de semeadura foi de 15 sementes aptas/metro linear. Esta cultivar é do tipo de crescimento indeterminado, pertence ao grupo de maturidade 6.2 ?precoce (ciclo de 104 a 129 dias) e possui pubescência cinza, flor branca e vagem cinza clara. Apresenta altura entre 102 e 122 cm e moderada resistência ao acamamento (entre 1,2 e 3,0). O tegumento da semente é de cor amarela, com brilho de intensidade baixa, o hilo é marrom claro, reação à peroxidase é positiva e o peso de 100 sementes é de 14,3 a 17,8 g (Tabela 1). Ela apresenta resistência a cancro da haste, podridão parda da haste, podridão radicular de fitóftora e mosaico comum da soja; possui moderada resistência a mancha ?olho-de-rã?, oídio e nematoide de galhas Meloidogyne incognita; apresenta ainda tolerância ao vírus da necrose da haste. Também, é tolerante ao herbicida glifosato. Os resultados obtidos com a BRS 360RR (Tabela 2) revelam sua ampla adaptação geográfica, sendo indicada para cultivo nas Regiões Edafoclimáticas REC 102 (meio-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná), REC 103 (centro-sul do Paraná e sul de São Paulo), REC 201 (oeste e norte do Paraná e médio Paranapanema em São Paulo), REC 202 (noroeste do Paraná, sudoeste de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul) e REC 204 (centro-sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul). As regiões preferenciais para a produção de sementes desta cultivar são as RECs 102 e 103, de maior altitude, enquanto que, para a produção comercial de grãos, aadaptabilidade maior é nas RECs 201, 202 e 204, cuja altitude é menor que 600 m. Por apresentar bom porte em semeadura de início de outubro e em virtude da sua precocidade, esta cultivar apropria-se à sucessão do milho de segunda safra (safrinha), mantendo altos rendimentos em semeaduras até meados de novembro. A população indicada, em semeadura de 0,45 m entre sulcos, é de 12 a 14 sementes aptas por metro linear (270 a 310 mil plantas/ha) nas RECs 201 e 204 e de 14 a 16 sementes/m (310 a 350 mil plantas/ha) na REC 202 (arenito).
Thesagro: Soja
Variedade
NAL Thesaurus: Soybeans
Cultivars
Data Created: 2013-03-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRS360RRnovacultivardesoja.pdf222,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace