Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956118
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NERES, L. de S.
SOUSA, S. H. B. de
PACHECO, E. A.
LOURENÇO JÚNIOR, J. de B.
GARCIA, A. R.
NAHUM, B. de S.
GOMES, K. S. dos S.
Additional Information: Lilaine de Sousa Neres, UEPA; Sérgio Henrique Brabo de Sousa, GRADUANDO UEPA; Evelyn Azevedo Pacheco, UEPA; José de Brito Lourenço Júnior, UEPA; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPPSE; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; Keyze Suzane dos Santos Gomes, BOLSISTA FAPESPA.
Title: Elaboração e avaliação sensorial de iogurte de leite de búfala sabor jacaiacá (Poupartia amazonica).
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO LEITE, 11.; WORKSHOP DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 11.; SIMPÓSIO DE SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE LEITEIRA, 12., 2012, Goiânia. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2012.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação sensorial
Búfala.
Description: Objetivou-se elaborar e avaliar iogurte de leite de búfala saborizado com jacaiacá (Poupartia amazonica). O leite de búfala (Bubalus bubalis), obtido na Unidade de Pesquisa Animal "Dr. Felisberto Camargo" (01º26'S e 48º24'W), Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, foi submetido a tratamento térmico (95 C/5 minutos), resfriado a 45 C e inoculado com 2% de cultura láctica, e resfriado. Depois foi adicionada calda com 35% de polpa da fruta, 35% de sacarose e 30% de água, homogeneizados por cinco minutos. No dia seguinte foi feita avaliação sensorial, com 52 provadores não treinados, no Laboratório de Alimentos da Universidade do Estado do Pará, onde se constatou boa aceitabilidade, com média de 7,1, bem como intenção de compra, onde 55,8%, com certeza comprariam o produto, 42,28% talvez comprassem e 1,92% não comprariam. Esse derivado constitui excelente alternativa para Programas Especiais financiados pelo Governo, com vista à complementar a dieta de estudantes da rede pública, bem como de comunidades de baixa renda, pois é alimento de elevado valor calórico-protéico e baixo custo, além de utilizar matérias-primas produzidas em nível local e gerar renda e trabalho, através do incentivo à produção leiteira e à fruticultura, principalmente na agricultura familiar.
Thesagro: Leite.
Data Created: 2013-04-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3051.pdf164,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace