Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956419
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NECHET, K. de L.
VILELA, E. S. D.
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Additional Information: KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA; ELKE SIMONI DIAS VILELA, CNPMA; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.
Title: Atividade das enzimas peroxidase e polifenoloxidase na interação morangueiro x Clonostachys rosea x Botrytis cinerea em condições de aumento de radiação UV-B no campo.
Publisher: Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 37, 2012. 1 CD-ROM. Suplemento. Edição do 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus. Resumo 226.
Language: pt_BR
Keywords: Peroxidase e polifenoloxidase
Morangueiro
Clonostachys rosea x Botrytis cinerea
Description: Com a redução da camada de ozônio espera-se um aumento da radiação UV- B (290-315 nm). Os estudos sobre o efeito da radiação UV-B em patossistemas são limitados principalmente em condições de campo. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito do aumento da radiação UV-B na expressão das enzimas peroxidase e polifenoloxidase na interação morangueiro x Clonostachys rosea x Botrytis cinerea em condições de campo. O experimento foi conduzido durante 15 dias em parcelas subdivididas em três condições de radiação (1. Ambiente; 2.Ausência de radiação e 3. Aumento de radiação suplementada por lâmpadas) e quatros tratamentos (1. Testemunha, 2. Plantas inoculadas com C. rosea; 3. Plantas inoculadas com B. cinerea e 4. Plantas inoculadas com ambos microrganismos). As atividades enzimáticas foram determinadas por espectrofotometria a 470 nm (peroxidase) e 420 nm (polifenoloxidase). Os resultados expressos em unidades de cada enzima. mg-1 tecido.min-1 demonstraram que a radiação UV-B suplementada por lâmpadas reduziu a atividade de ambas as enzimas quando comparada com as demais condições, indicando que a radiação UV-B pode vir a ter implicações na redução da capacidade de defesa em plantas de morangueiro.
Data Created: 2013-04-23
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RANechetKLetalCongBrasFitopatologia2012226.pdf16,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace