Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959360
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MILAGRES, C. S. F.
SOUSA, D. N. de
DIAS, M. M.
SOUSA, D. R. N.
MILAGRES, C. S. F.
Additional Information: CLEITON SILVA FERREIRA MILAGRES, UFT; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; MARCELO MINÁ DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DAYANE ROUSE NEVES SOUSA, mestranda UFV; CLÉVERSON SILVA FERREIRA MILAGRES, UFV.
Title: O empreendimento coletivo e seu papel no desenvolvimento comunitário: a ação extensionista na padaria artesanal "Mãos de fibra".
Publisher: Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 80-93, 2013.
Language: pt_BR
Description: Este artigo apresenta resultados de ações de extensão universitária realizadas em um empreendimento coletivo localizado no município de Viçosa, Minas Gerais. A proposta de ação intervencionista foi realizada por meio de um trabalho de assessoria, apoiado pelo edital do Proext Cultura 2009, surgindo do envolvimento de um grupo de discentes do curso de Cooperativismo e docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com as famílias rurais que integram o empreendimento. Sabe-se que a formalização de um empreendimento coletivo, como organização comunitária, passa a ser uma instituição importante na promoção da participação social dos envolvidos na comunidade e na condução de suas ações e decisões, a fim de promover o desenvolvimento. Além disso, concorre positivamente para promover a ação empreendedora comunitária. Nesse sentido, ao capacitar os membros do empreendimento para que participem de maneira mais qualificada, promove-se, simultaneamente, a formação de cidadãos capazes de atuar na gestão dos processos locais de desenvolvimento. A organização das famílias rurais em um empreendimento cooperativo, além de transformar essas em agentes coletivos, com papel destacado no processo de desenvolvimento comunitário, contribui para a sustentabilidade socioeconômica e cria condições que propiciem melhor renda e melhores condições de vida. Um dos resultados alcançados pela execução do projeto, que será apresentado neste artigo, refere-se à importância de articular o resgate dos valores culturais presentes na comunidade para a construção de uma identidade, reforçando o sentido de grupo e a capacitação das habilidades das famílias rurais tanto para a condução autônoma de um empreendimento coletivo, quanto para a fabricação e comercialização dos produtos.
Thesagro: Associativismo
Extensão rural
Desenvolvimento comunitário
Data Created: 2013-06-05
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rce.pdf405,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace